
O prefeito de Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo, Peter Costa, decretou ponto facultativo nesta quarta-feira (17) por conta do jogo do Flamengo x PSG. A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 147/2025, publicado no Diário Oficial do Município, e prevê o encerramento das atividades administrativas às 13h30.
Embora o texto do decreto cite como justificativas a proximidade das festividades de fim de ano, a queda na demanda por atendimentos administrativos e a necessidade de racionalização de recursos públicos, o próprio prefeito afirmou, em publicação nas redes sociais, que a decisão também está relacionada ao jogo do Flamengo pela final da Copa Intercontinental da FIFA, marcado para a tarde do mesmo dia.
Em vídeo publicado no Instagram, Peter Costa explicou que os servidores poderão deixar o trabalho cerca de 15 minutos antes do início da partida. Segundo ele, a medida não trará prejuízos à cidade e representa uma forma de reconhecimento aos servidores municipais.
Quando a gestão precisa, eles viram a noite, vestem a camisa para recuperar e ajudar o município. Esse ato é mais que um jogo, é um reconhecimento simples pela dedicação de todos.
Peter Costa, prefeito de Mimoso do Sul
De acordo com o decreto, os serviços considerados essenciais não sofrerão interrupção. Postos de Saúde e Unidades de Saúde da Família (PSF) deverão manter funcionamento normal até as 16h do dia 17, assim como outros setores que atuam em regime de plantão ou escala especial. Cabe aos gestores de cada órgão garantir a continuidade desses serviços.
Movimento em bares e restaurantes
O prefeito Peter Costa também destacou que a redução do expediente pode gerar impacto positivo na economia local, com maior movimentação em bares, restaurantes e no comércio em geral. “Quem ganha não é Flamengo, Vasco, Botafogo ou Fluminense. Quem ganha é a nossa cidade, Mimoso do Sul”, disse.
Ainda segundo a Prefeitura, o decreto se aplica às repartições da administração direta e indireta do município. No setor privado, a adesão ao ponto facultativo é opcional, ficando a critério de cada empresa.
A decisão segue exemplos adotados em outras localidades, como o Rio de Janeiro, onde o governo estadual e a prefeitura da capital também anunciaram ponto facultativo em dias de jogos de grande apelo popular.