Política

Prefeitura do Rio inaugura nova placa de Marielle Franco

Iniciativa fez parte das homenagens pelos três anos da morte de Marielle e do motorista Anderson Gomes

Prefeitura do Rio inaugura nova placa de Marielle Franco Prefeitura do Rio inaugura nova placa de Marielle Franco Prefeitura do Rio inaugura nova placa de Marielle Franco Prefeitura do Rio inaugura nova placa de Marielle Franco
Foto: Beth Santos/ prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio inaugurou neste domingo, 14, uma nova placa com o nome da vereadora assassinada Marielle Franco (PSOL-RJ), em frente à Câmara dos Vereadores. Uma placa foi rasgada durante a campanha eleitoral de 2018 pelo deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), eleito no mesmo ano e preso em 2021 por ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF). Para evitar novos atos de vandalismo, a placa agora ficará sob a vigilância do Centro de Operações Rio (COR).

Além do nome da vereadora, a placa traz a inscrição: “Brutalmente assassinada em 14 de março de 2018 por lutar por uma sociedade mais justa.”

A iniciativa fez parte das homenagens pelos três anos da morte de Marielle e do motorista Anderson Gomes. E contou com a presença do prefeito, Eduardo Paes (DEM), outras autoridades, e a família da vereadora assassinada.

“O assassinato brutal de Marielle completa três anos. É importante que se identifique quem foram os mandantes desse assassinato”, afirmou o prefeito, lembrando as diferenças ideológicas entre os dois. “Marielle foi minha adversária política, mas a diferença de pensamento não pode tirar da gente aquilo que é mais importante: o respeito ao próximo, aos direitos humanos, o amor”, disse durante o ato.

Segundo a prefeitura, o evento tem por objetivo lembrar a luta da vereadora contra a desigualdade e pelos direitos das mulheres, do povo preto, da favela, da população LGBT e das pessoas que vivem qualquer forma de opressão.

Participaram também do ato a Secretária Especial de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, o deputado federal Marcelo Freixo, e o presidente da Câmara dos Vereadores, Carlo Caiado.

“Essa placa é importante porque era aqui (na Câmara Municipal) que ela estava fazendo o seu trabalho”, disse emocionada Marinete Silva, mãe de Marielle. “Fomos tão atacados, foi uma coisa tão desumana, mas a gente não vai perder a esperança de que esse crime seja elucidado. A gente vai continuar lutando para saber quem são os mandantes”, declarou.

Anielle, irmã de Marielle, lembrou os dias difíceis da família, que ainda não superou a dor. “Não é fácil acordar todos os dias e ver minha mãe chorando. Essa homenagem é um acalanto. Teremos muita luta pela frente”, disse no evento.

Em tom de cobrança, o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) comparou a morte da vereadora à morte da democracia. “Depois de três anos, ainda não temos a resposta para esse crime. A cidade morre enquanto cidade até que a gente saiba quem mandou matar Marielle. Sua morte é a morte da democracia. Mataram Marielle e tentaram matar sua imagem; rasgaram até a placa. E, agora, essa placa coloca o Estado e a cidade no lugar correto. É um gesto de amor, de esperança”, disse Freixo.

Já a Secretária Especial de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, aproveitou o momento para anunciar o engajamento em ações de combate à violência política contra as mulheres no Rio.

“A gente está desenvolvendo uma parceria para trazer ações efetivas para combater a violência política de gênero contra as mulheres aqui no município. Estamos nos juntando ao Instituto Marielle Franco, ao Movimento Mulheres Negras Decidem, ao Instituto Alziras, à OAB Mulher, entre outras entidades públicas. A ideia é criar ações concretas de combate e enfrentamento à violência de gênero e política aqui no Rio”, informou.