Política

Autorização para primeiro reservatório de abastecimento do ES deve sair até março

A ideia de transformar a barragem da represa Rio Bonito, na Bacia de Santa Maria de Jetibá, em reservatório foi apresentada durante o encontro

Autorização para primeiro reservatório de abastecimento do ES deve sair até março Autorização para primeiro reservatório de abastecimento do ES deve sair até março Autorização para primeiro reservatório de abastecimento do ES deve sair até março Autorização para primeiro reservatório de abastecimento do ES deve sair até março
O reservatório deverá funcionar em Santa Maria Foto: Divulgação/Prefeitura

Sofrendo com uma das piores secas dos últimos 40 anos, entidades de todo o Espírito Santo têm estudado medidas para amenizar a crise hídrica. Na manhã desta quarta-feira (11), o governador Paulo Hartung, junto ao Comitê Hídrico Governamental, se reuniu com o  presidente da Agência Nacional de águas (ANA),Vicente Andreu, para buscar soluções a curto, médio e longo prazo.

Proposta discutida nos últimos dias, a ideia de transformar a barragem da represa Rio Bonito, na Bacia de Santa Maria de Jetibá, em reservatório foi apresentada durante o encontro. A diretora-presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Denise Cadete, afirmou que o estado vive um momento de alerta e que a ANA foi informada da atual realidade.

“Expusemos toda a situação. Apresentamos a medida e a mais urgente e necessária é a de se criar um reservatório em Rio Bonito. Precisamos da autorização do governo federal para utilizarmos o rio. Teremos essa resposta em breve. Acredito que até março ou abril”, disse.

Denise contou que durante o período de carnaval, turistas que visitarem Guarapari receberão panfletos educativos alertando sobre a conscientização do uso da água. 

De acordo com Andreu, a visita ao Estado aconteceu por um pedido da presidente Dilma Rousseff ( PT) e intervenção da ministra do Meio Ambiente ao governador. “A presidente nos solicitou presença ao Estado e a ministra articulou com o governador Paulo Hartung. Viemos aqui para conhecer os processos do Espírito Santo. Realizamos uma reunião técnica e discutimos projetos que possam ser acelerados e analisamos solicitações de estruturação. Nosso objetivo é estreitar a parceira do Espírito Santo junto com o governo federal”, afirmou.

Segundo Andreu, soluções para que o capixaba sofra menos com a estiagem deverão ser tomadas em breve. “Vamos trabalhar a captação do Espírito Santo. Vamos melhorar a capacitação do Rio Reis Magos, a capacitação do Canal Fíbria. Vamos colocar em discussão projetos que aumentem a segurança hídrica do Espírito Santo”, declarou.

Atualmente o local no Rio Bonito é utilizado para o fornecimento de energia. Com a nova proposta, o rio deve se tornar o primeiro reservatório do Estado. Além dessa medidas, outras ações foram apresentadas. O plano de captar água do Rio Reis Magos para abastecer a Serra também é avaliado. Assim como a captação da água do Rio Doce, na região de Caboclo Bernardo, para abastecer moradores da Grande Vitória.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Octaciano Gomes de Souza Neto, a ANA vai avaliar no Estado os melhores lugares para construção de barragens. Segundo o secretário, até o final do mês de março o Governo do Estado terá as respostas dos relatórios apresentados nesta manhã.

Saiba mais

A hidrelétrica de Rio Bonito fica localizada a 60 km de Vitória, no município de Santa Maria de Jetibá, no rio de Santa Maria da Vitória.

A usina Rio Bonito teve sua construção iniciada em 1952 e foi inaugurada em 1959. O reservatório é cercado de reservas florestais e de pequenas propriedades produtoras de hortifrutigranjeiros.  O acesso principal se faz através da rodovia ES 358.

Potência instalada: 22,5 MW

Número de turbinas/geradores: 3

Área do reservatório: 2,2 Km²

Volume do reservatório: 26.350.000m³

Área da bacia hidrográfica: 542 km²

Suellen Araújo

Repórter

Formada pela Faculdades Integradas Hélio Alonso ( FACHA-RJ), com experiência em assessoria de imprensa, mídias sociais e televisão.

Formada pela Faculdades Integradas Hélio Alonso ( FACHA-RJ), com experiência em assessoria de imprensa, mídias sociais e televisão.