O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, vem ao Estado no início do próximo mês (agosto) para ratificar o apoio à pré-candidatura do ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) ao Senado.
A data ainda não foi marcada, mas o presidente confirmou a vinda e as afirmações de Luiz Paulo noticiadas pela coluna De Olho no Poder, ontem (23). “Confirmo o que o prefeito Luiz Paulo afirmou na entrevista. Irei a Vitória no início do mês para ratificar este apoio”, disse Perillo à coluna, por meio de sua assessoria de imprensa.
Conforme noticiado pela coluna, Luiz Paulo colocou o nome para disputar o Senado e já tem buscado apoios dentro e fora do partido.
“Acho que o Brasil vive um momento dramático e o único caminho que eu vejo é melhorar a qualidade do Congresso. Por isso, pretendo colocar meu nome para a disputa ao Senado. Acredito ter uma contribuição grande a dar ao Espírito Santo e ao Brasil”, disse Luiz Paulo.
No ano que vem, duas vagas ao Senado estarão em jogo. No palanque dos aliados do governo do Estado – do qual faz parte o PSDB – já é dado como certo que o governador Renato Casagrande (PSB) irá deixar o mandato para disputar uma das vagas.
Embora o governador já tenha aventado a possibilidade de continuar no mandato e não concorrer a nada, é cada vez mais forte a sinalização de que o grupo levará à frente o “plano A”, com Casagrande disputando uma cadeira no Congresso e o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), o Palácio Anchieta.
No grupo, então, restaria definir quem vai disputar a segunda cadeira ao Senado. Partidos com interesse não faltam e o PSDB se soma a eles agora.
Vandinho: “Vamos discutir o cenário com o governador”
O presidente estadual da legenda, deputado estadual Vandinho Leite (PSDB), confirmou a vinda de Perillo e as movimentações de Luiz Paulo.
“É perfeitamente natural as pessoas se colocarem nesse momento, se movimentarem. É óbvio que tem toda uma conjuntura que só vai ser definida lá na frente. Eu e Luiz Paulo fazemos parte do leque de alianças do governador (…) Luiz Paulo é um excelente nome para disputar o Senado”, disse Vandinho.
Segundo ele, Perillo também deve ter uma agenda com Casagrande, para discutir cenários e alianças para o ano que vem. Vandinho disse que também vai dialogar com o governo para ajudar na construção da chapa federal do partido.
Em 2022, o PSDB capixaba não conseguiu eleger nenhum candidato à Câmara Federal. Situação que Vandinho quer reverter no ano que vem. Até por questão de sobrevivência político-partidária.
Ao longo dos anos, o PSDB – que já foi o principal opositor do PT – vem perdendo força e capital político, o que se agrava com legislações como a cláusula de barreira, que impõe um desempenho mínimo que os partidos precisam ter nas urnas para receberem recursos.
Nas eleições de 2022, o PSDB formou uma federação com o Cidadania, mas que não foi satisfatória para nenhuma das duas legendas. A federação não deve ser renovada para as eleições de 2026.
O partido também tentou uma fusão com o Podemos e chegou bem perto de concretizá-la. Mas, já na etapa final das negociações, faltou consenso sobre o comando e o plano foi desfeito.
Atualmente o partido conversa sobre a possibilidade de fazer parte de uma outra federação que está em andamento – a do MDB com o Republicanos –, mas nada de concreto foi firmado até agora. Por ora, o PSDB segue sozinho rumo às eleições.
“Precisamos da união de esforços na montagem da chapa. A informação que eu tenho até o momento é que o PSDB deve ficar sozinho. Se ficar sozinho, o processo fica mais complexo na montagem de chapas. Estadual é mais fácil, mas federal é mais complexa, será necessário um diálogo com o governo no apoio à chapa”, disse Vandinho.
LEIA TAMBÉM:
Luiz Paulo: “Estou colocando meu nome para disputar o Senado”