Política

Professora vítima de atentado em escola de Aracruz é homenageada em visita de Lula ao ES

Flávia Amboss escreveu um livro sobre a experiência dos atingidos pela barragem de Mariana, assunto da visita do presidente ao Estado

Leitura: 3 Minutos
Lula no ES homenagem professora Flavia de Aracruz
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Durante a passagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por Linhares, Norte do Espírito Santo, nesta sexta-feira (11), o representante da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Heider José, aproveitou seu discurso para relembrar o atentado à Escola Primo Bitti, em Aracruz, que ocorreu em novembro de 2022.

Um das quatro vítimas, a professora de sociologia Flávia Amboss, fazia parte do MAB e participou ativamente das mobilizações coordenadas pelo movimento.

Segundo Heider, antes do atentado, Flávia escreveu um livro que contava a vida das pessoas atingidas pelo desastre, muitas delas estavam presentes na cerimônia desta sexta-feira (11).

Está aqui neste livro a vida do atingido e o que a Renova fez com a gente. É o que ela deixou de legado para nós, para seguirmos a luta dela.

Lula no ES homenagem professora Flavia de Aracruz
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Além de entregar ao presidente brasileiro o livro “Imprensados na crise: A gestão das afetações no desastre da Samarco (Vale-BHP)”, da coleção “Água, Energia e Sociedade”, fruto da tese de doutorado de Flávia, Heider também convidou Lula para participar do encontro dos 10 anos do MAB Espírito Santo, que ocorrerá em novembro.

11 municípios atingidos no ES após tragédia de Mariana

Onze municípios capixabas, com população na área de 1.185.055, foram atingidos pela tragédia de Mariana, com o rompimento da barragem há 10 anos. Em Minas Gerais foram 38 municípios, com população de 1.171.008.

O novo acordo do Rio Doce, que motivou a vinda do presidente ao estado, prevê o pagamento aos pescadores e agricultores familiares impactados pelo desastre.

Serão beneficiados, no Estado, 4.793 agricultores e 21.007 pescadores com um salário mínimo e meio por três anos e de um salário mínimo no quarto ano.

Durante a cerimônia, o advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que alguns dos atingidos já começaram a ser beneficiados pelos pagamentos

“Ontem, no dia 10, nós já começamos a fazer os pagamentos. 22 mil pescadores artesanais e aqui, no Espírito Santo, 21 mil. 13 mil agricultores já começaram a ser beneficiados”, completou Jorge Messias.

Aline Gomes

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.