Política

Projeto vai envolver estudantes de Cachoeiro nas atividades da Câmara

Os alunos, das redes municipal e estadual, poderão conhecer de perto o funcionamento do Legislativo Municipal e também acompanhar o trabalho dos vereadores

Projeto vai envolver estudantes de Cachoeiro nas atividades da Câmara Projeto vai envolver estudantes de Cachoeiro nas atividades da Câmara Projeto vai envolver estudantes de Cachoeiro nas atividades da Câmara Projeto vai envolver estudantes de Cachoeiro nas atividades da Câmara
Foto: Divulgação

Na sessão da Câmara de Vereadores de Cachoeiro nesta semana, foi aprovado um projeto de resolução, de autoria do presidente da Casa, Alexon Soares Cipriano (PROS), que tem o intuito de instruir e orientar alunos do Ensino Fundamental e Médio das redes municipal e estadual, para conhecerem o funcionamento da Câmara, a função dos vereadores e as limitações do Legislativo Municipal.

O Câmara Cidadã, que foi aprovado por unanimidade, pretende permitir que os estudantes sejam verdadeiros e novos cidadãos, conscientes dos seus direitos e deveres. O projeto prevê visitas dos estudantes, além de palestras e exposição do processo das técnicas legislativas e acompanhamento das sessões. Todo o trabalho será desenvolvido a partir de parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação, em horário contrário ao das aulas.

“Esta iniciativa já foi testada e aprovada no norte do estado e é um grande avanço. Queremos despertar nos jovens o conhecimento da importância da política feita com seriedade. Esses jovens podem estar aqui no futuro e é fundamental que saibam as atribuições do Poder Legislativo, para que possam ajudar a Casa a fazer um trabalho cada dia melhor. São novos tempos, de novas oportunidades, com uma juventude cada vez mais conectada e proativa”, enfatiza Alexon.

O vereador Diogo Lube (PDT), que é professor, destacou que o Projeto Câmara Cidadã é importante porque se faz cada dia mais necessária a formação de lideranças, e que só através do conhecimento e da educação as mudanças tão necessárias vão acontecer. “E nosso papel, como representantes do povo, apresentar projetos e iniciativas que permitam o surgimento de novas lideranças que tenham conhecimento do papel do parlamentar e dessa Casa de Leis”, completa.