Política

Protesto em Brasília reúne pautas que não estão ligadas ao julgamento de Lula

Protesto em Brasília reúne pautas que não estão ligadas ao julgamento de Lula Protesto em Brasília reúne pautas que não estão ligadas ao julgamento de Lula Protesto em Brasília reúne pautas que não estão ligadas ao julgamento de Lula Protesto em Brasília reúne pautas que não estão ligadas ao julgamento de Lula

O protesto em Brasília contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne na noite desta terça-feira, 3, uma série de pautas que não têm a ver com o pedido de habeas corpus do ex-chefe do Executivo: religiosos criticam o aborto, há faixas contra o comunismo e a favor de uma intervenção militar e, do carro de som, sobram gritos contra o uso de dinheiro público em campanhas, o novo Fundo Eleitoral.

Há muitos apoiadores do juiz Sérgio Moro e eleitores do deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ), pré-candidato a presidente. Os rostos de ambos estampam camisas de manifestantes. Por causa da chuva, organizadores convocaram, do carro de som, pessoas para voltar à Esplanada amanhã, dia do julgamento do recurso de Lula, mas os manifestantes permaneceram em frente ao Congresso.

O Movimento Limpa Brasil, que levou carro de som ao Congresso, deu a palavra há pouco a um dirigente Associação Comercial do Distrito Federal, instituição apresentada como parceira do grupo. O protesto tem música ao vivo: de sátiras a “Lula Santo” e à “mala de Geddel” a sucessos de Jorge Ben Jor.

Os governadores de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e do Piauí, Wellington Dias (PT), confirmaram viagem a São Paulo amanhã para assistir ao julgamento ao lado de Lula.