Rafael Pacheco (Foto: Sejus)
Rafael Pacheco (Foto: Sejus)

Pacheco foi convidado por Casagrande para se filiar ao PSB

O secretário estadual da Justiça, Rafael Pacheco, confirmou à coluna De Olho no Poder que foi convidado pelo governador Renato Casagrande (PSB) para se filiar ao PSB. Ele é um dos 13 secretários cotados para disputar as eleições de outubro.

A princípio, Pacheco disputaria uma vaga à Câmara Federal – ele nunca foi filiado e nem disputou eleição. A resposta ao convite estaria dependendo apenas de uma reunião com o governador e o PSB para saber das condições de disputa e chapa. Mas ele está muito inclinado a aceitar.

“O governador me fez um convite no último encontro do PSB e me pareceu uma boa proposta. Mas, vamos conversar novamente (…) Nunca vislumbrei a política partidária, mas em 2027 eu me aposento”, disse Pacheco.

Sobre entrar num partido de centro-esquerda, o delegado federal não colocou empecilhos. “A gente vive uma política local muito sui generis, de respeito às contas públicas e ao regramento e também de atendimento às camadas mais vulneráveis. Eu converso com todo mundo, consigo ir de A a Z e me sinto muito confortável em caminhar com o governador”, disse Pacheco.

***

Magno Malta quer vistoriar cela e visitar Bolsonaro

Magno Malta protocola ofício na PF (foto: Ascom Magno Malta)

O senador Magno Malta (PL) protocolou um ofício na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal pedindo autorização para uma vistoria institucional e uma visita humanitária ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso no local.

O senador é membro titular da Comissão de Direitos Humanos do Senado e justificou no ofício – encaminhado ao delegado Alfredo Junqueira, superintendente regional da PF no Distrito Federal – a prerrogativa constitucional de fiscalização dos atos do Estado.

“Não se trata de interferência administrativa ou processual. É uma obrigação do parlamentar fiscalizar e zelar para que a lei seja cumprida e para que os direitos humanos sejam respeitados, independentemente de quem esteja sob custódia do Estado”, disse o senador por meio de uma nota encaminhada à imprensa. O ofício foi protocolado na segunda-feira (12) e ainda não teve resposta.

Bolsonaro está preso há mais de 50 dias numa sala da Superintendência da Polícia Federal que foi reformada para recebê-lo. Ela tem 12 metros quadrados e conta com frigobar, TV, ar-condicionado e banheiro.

***

Capela e cemitério do Pedro Fontes vão passar por restauro

Cemitério Pedro Fontes (foto: Thiago Soares/FV – agosto de 2025)

A Secretaria de Estado da Cultura confirmou que estão previstas obras de restauros na capela e no cemitério do sítio arqueológico do Hospital Pedro Fontes, em Cariacica.

Em entrevista para a coluna De Olho no Poder, na série “Cidades e Desafios”, o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), afirmou que a região – que está em processo de tombamento pelo Conselho Estadual de Cultura – seria restaurada em parceria com o governo do Estado.

“A Secretaria da Cultura (Secult) informa que a Prefeitura de Cariacica se inscreveu no Programa de Coinvestimento Fundo a Fundo, para o restauro do Cemitério São Francisco e da Capela São Francisco de Assis, localizados no Hospital Pedro Fontes. O valor da proposta para investimento do Governo do Estado na obra é de R$ 1.542.460,57”, disse a Secult, em nota.

O Hospital Pedro Fontes foi construído na década de 30 para abrigar e isolar pacientes com hanseníase. No entorno, foi construída uma vila, com educandário, casas, capela e um cemitério.

A região faz parte do sítio arqueológico “Cemitério Pedro Fontes”, cadastrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2017 e reconhecido, por meio de tombamento, pelo decreto municipal 274 de 2021.

No local foram encontrados vestígios históricos e pré-históricos de povos indígenas, além dos túmulos da comunidade que ali habitava.

No último mês de agosto, o Iphan determinou o embargo de qualquer obra ou atividade que afete o solo na área do cemitério. O instituto considerou que algumas intervenções que estavam sendo realizadas pela prefeitura estariam atingindo o sítio arqueológico.

Segundo o prefeito, a transferência do recurso do Estado para as obras deve ser realizada ainda neste mês. A Secult informou que “o repasse será feito de acordo com a conclusão dos procedimentos licitatórios/contratações realizados pelo município”.

***

Ex-deputado federal de volta ao jogo

Filiação de Nilton Baiano ao Democrata 35

O médico e ex-deputado federal por quatro mandatos (1991-2006) Nilton Baiano está de volta ao tabuleiro político. Ele se filiou ao Democrata 35 – antigo Partido da Mulher Brasileira – e é cotado para disputar as eleições de outubro.

De acordo com o presidente estadual da legenda, Tenório Merlo, o ex-deputado deve tentar voltar à Câmara Federal, mas não estão descartadas outras opções: “Vamos avaliar no momento oportuno”.

O partido quer montar chapas completas, para as disputas de estadual e federal. “Estamos trabalhando com o objetivo de eleger dois estaduais e um federal”, afirmou Tenório.

***

Vereador quer trocar multa por doação de sangue

Rafael Primo

O vereador de Vila Velha Rafael Primo (PT) apresentou um projeto de lei que propõe a troca do pagamento de até duas multas de trânsito por ano por doação de sangue.

A ideia é a seguinte: o motorista infrator seria isento do pagamento de até duas multas de infrações leves e médias ao longo do ano se concordasse em doar sangue ou/e medula óssea. A medida não vale para veículos licenciados em outros estados.

Diz o artigo 1º do projeto: “Fica estabelecida, no âmbito do município de Vila Velha, a possibilidade de conversão do pagamento de multas de trânsito de natureza leve e média, impostas pela autoridade de trânsito municipal, em doação de sangue ou de medula óssea a unidades oficiais de hemoterapia vinculadas ao Ministério da Saúde, nos termos desta lei”.

O projeto já foi protocolado na Câmara e aguarda as sessões retornarem – o Legislativo está em recesso – para começar a tramitar.

“A proposta tem como objetivo incentivar a doação de sangue e dar um caráter pedagógico e social às infrações de trânsito na cidade de Vila Velha. Nesse sentido, a proposição constitui uma política pública que alia conscientização social à ampliação do acesso a tratamentos vitais”, disse o vereador na petição online que criou em seu site para aumentar a adesão à proposta.

LEIA TAMBÉM:

“Eu vou jogar na posição ou fico na reserva”, diz Euclério sobre disputar o Senado

Eleger filho de Vidigal e ter o PDT à mesa das decisões: o jogo de Weverson para a eleição

Wanderson reforça apoio ao governo e põe Gilson Daniel na disputa de vice e Senado

Arnaldinho mantém nome ao governo mesmo sem apoio de Casagrande: “Sou candidatíssimo”

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.