Política

PSB formaliza apoio ao governo Rui Costa (PT) na Bahia

PSB formaliza apoio ao governo Rui Costa (PT) na Bahia PSB formaliza apoio ao governo Rui Costa (PT) na Bahia PSB formaliza apoio ao governo Rui Costa (PT) na Bahia PSB formaliza apoio ao governo Rui Costa (PT) na Bahia

São Paulo – A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) participou nesta segunda-feira, 26, de solenidade para formalizar a entrada do PSB na base do governador Rui Costa (PT). O evento foi realizado na sede do governo baiano, com presença do governador e do vice, João Leão (PP).

No discurso, Lídice, que é também líder do PSB no Senado, ressaltou a relação histórica com o PT, “que vem desde a nossa luta contra a ditadura militar”. Ela elogiou também a “competência” e a vitória “expressiva” de Rui Costa, que venceu a eleição no Estado em primeiro turno. Ainda com Eduardo Campos vivo, Lídice aceitou a missão de ser a candidata de terceira via na disputa pelo governo baiano e acabou derrotada, com apenas 6,6% dos votos válidos. O petista alcançou 54,5%.

A senadora é uma das principais forças a tentar levar o partido de volta à base do governo em nível nacional. No segundo turno das eleições presidenciais, foi contra a decisão da Executiva Nacional do PSB e apoiou a reeleição de Dilma Rousseff (PT) em vez da candidatura do tucano Aécio Neves. Em 2010, quando se elegeu senadora, ela compôs a chapa com o governador petista Jaques Wagner.

Hoje, o partido sustenta nacionalmente a posição de independência no Congresso Nacional, mas o PSB tem vozes dissonantes. No Senado, especialmente, há uma pressão para um realinhamento com o PT. Mas o PSB em Pernambuco e em São Paulo, com as alas majoritárias, mantêm o partido no campo da oposição.

Na sua conta na rede social Twitter, Lídice comentou nesta tarde a composição com o PT no Estado. “Vamos apresentar a @costa_rui contribuições em diversas áreas, uma vez que tivemos programas de governo parecidos”, postou mencionando o perfil do governador. Em outra mensagem, ela destacou que a entrada no governo não foi feita objetivando cargos: “Nossa reaproximação com o governo de @costa_rui não se dá por cargos, mas por um projeto político”.

Ainda assim, ficou estabelecido que o PSB terá participação no governo baiano. O partido indicou o ex-secretário de Turismo Antonio Carlos Tramn para assumir o comando da Junta Comercial. A Defesa Civil será assumida pelo secretário-geral do PSB na Bahia, Rodrigo Hita, e o partido terá também a diretoria da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado (Fabesb), em indicação ainda a ser definida.

As conversas para que o PSB voltasse a integrar o governo do PT na Bahia vinham desde o fim do ano passado, antes de Rui Costa assumir o cargo.

Também pelo Twitter, a ex-ministra e deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) parabenizou a senadora pela “postura política” voltada para a “unidade da esquerda”. Segundo a petista, essa posição é importante para o Estado e para o Brasil.