Política

PSDB lança 'kit campanha' para ajudar candidatos nas eleições municipais

PSDB lança ‘kit campanha’ para ajudar candidatos nas eleições municipais PSDB lança ‘kit campanha’ para ajudar candidatos nas eleições municipais PSDB lança ‘kit campanha’ para ajudar candidatos nas eleições municipais PSDB lança ‘kit campanha’ para ajudar candidatos nas eleições municipais

São Paulo – A direção nacional do PSDB lançou um “kit campanha” para os candidatos tucanos que vão concorrer às eleições municipais. O kit, gratuito, tem por objetivo dar um suporte para os filiados do partido terem um material mínimo de campanha para concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

A intenção da cúpula partidária é auxiliar principalmente os candidatos de cidades menores, que geralmente devem ter maiores dificuldades para custear suas campanhas com o fim do financiamento empresarial. O kit foi produzido por agências de publicidade contratadas do PSDB nacional – que não divulgou os custos de produção – e terá uma série de elementos de campanha que poderão ser utilizados pelos candidatos, entre eles banners, santinhos, jingles de campanha, tudo sob o slogan “O novo Brasil começa aqui”.

Esses materiais poderão ser baixados do site e os candidatos só vão arcar com os custos de impressão e confecção deles. A legenda também está disponibilizando cartilhas e manuais para orientar a atuação dos candidatos em quatro vertentes: “Guia do candidato”, com dicas sobre propaganda e uso de redes sociais; “Manual do Candidato”, informações sobre legislação eleitoral; “Caderno de Ideias para a Área Social”, com mais de 100 propostas do PSDB para áreas como saúde, educação e cultura; e ainda “Gestão Pública Eficiente”, com texto sobre atribuições dos prefeitos, por exemplo.

A intenção do partido com o kit de campanha, as cartilhas e os manuais também é criar uma identidade nacional dos candidatos tucanos. Em quatro dias, já houve mil downloads do material da página eletrônica do PSDB nacional. O prazo final para inscrição das candidaturas para as eleições de outubro se encerra no dia 15 de agosto.

A estratégia da direção do PSDB, ao dar suporte à campanha municipal, é tentar eleger mais do que os 726 prefeitos eleitos pelo partido em 2012. Os tucanos devem lançar candidatos a prefeito em 13 das 26 capitais brasileiras, em especial nos três maiores colégios eleitorais do País (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) e quatro candidatos à reeleição (Teresina, Maceió, Manaus e Belém). O partido ainda terá quatro candidatos a vice-prefeito de capitais. Ainda haverá sete deputados federais que serão candidatos a prefeito.

A ação dos tucanos difere da cúpula do PMDB, que, conforme reportagem, colocou à disposição dos seus candidatos um site para ajudar na arrecadação de doações para as campanhas. A plataforma digital abrigará um sistema de gestão das campanhas municipais. A direção do PSDB não dará qualquer suporte técnico para ajudar seus candidatos na arrecadação.

Desde abril, o PSDB nacional começou a definir a estratégia para as eleições municipais. A constatação era de que a cúpula partidária não teria condições de ajudar a todos os candidatos do partido. Por isso, seria preciso democratizar o acesso ao fundo partidário, a verba instituída por lei e criada para bancar originalmente a estrutura dos partidos, mas que se tornou, com o fim da doação de empresas, a principal aposta para arcar com as campanhas eleitorais. Além do material da cúpula, o partido já promoveu 14 cursos de preparação de campanhas nas cinco regiões brasileiras, contemplando mais de 6 mil pré-candidatos do partido.