O PSDB lançou o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas à corrida por uma vaga no Senado nas eleições de 2026. A pré-candidatura do tucano foi anunciada nesta quinta-feira (28) pelos presidentes estadual e nacional do partido, o deputado estadual Vandinho Leite e o ex-governador de Goiás Marconi Perillo, respectivamente.
Segundo Perillo, o objetivo é que Luiz Paulo concorra ao lado do governador Renato Casagrande (PSB), com quem os três políticos almoçaram nesta tarde, ao lado também do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB).
O ex-prefeito afirmou que vai se incorporar ao projeto do governador para o próximo ano e, em breve, vai acompanhar Vandinho nas viagens a outros municípios do Estado para se viabilizar.
“Vou me incorporar à caravana do PSDB e dos aliados de Ricardo Ferraço e de Renato Casagrande na construção de um projeto eleitoral que signifique defender as conquistas dos últimos anos, avançar ainda muito mais e levar para o Congresso Nacional a experiência e o bom exemplo do Espírito Santo”.
Para o tucano, o Estado tem uma boa gestão, com “técnica e boa política”, para inspirar projetos nacionais.
“Nós temos aqui no Espírito Santo experiências de coisas que deram certo na gestão pública para mostrarmos para o Brasil. Por exemplo, a gestão fiscal do Espírito Santo dá de 10 a 0 na gestão fiscal no Brasil. Não há gestão fiscal no Brasil”, disse Luiz Paulo.
O pré-candidato ao Senado, segundo Perillo, tem total espaço para se candidatar na chapa encabeçada por Ferraço em 2026. Para o presidente do PSDB, inclusive, esta seria a melhor escolha no momento, visto que o partido é “coerente” e “tem um lado”.
Candidatos para a Câmara dos Deputados
O ex-prefeito da Capital também compartilhou as ambições do partido para a disputa por cadeiras na Câmara dos Deputados.
Conforme Luiz Paulo, a sigla busca atrair o atual secretário de Estado do Meio Ambiente, Felipe Rigoni – atualmente filiado ao União –, para que ele busque uma vaga na Casa.
À reportagem, o secretário disse que o convite foi feito, mas, por enquanto, ele não tem a intenção de deixar o União. Apesar de negar neste primeiro momento a mudança, ele afirma que vai concorrer a deputado federal.
Outro nome do governo do Estado na mira dos tucanos é o secretário de Agricultura, Enio Bergoli, já filiado ao PSDB.
“Nós estamos trabalhando para construir uma chapa para deputado federal, chapa de deputado estadual, também constituída sob a liderança do deputado Vandinho Leite. Temos uma posição muito forte hoje nos municípios e vamos levar essa mensagem de otimismo, de fé no futuro e de orgulho do muito que já foi feito aqui no Espírito Santo, do papel do PSDB nessa construção”, disse o pré-candidato.
Para Perillo, os nomes capixabas são importantes para alcançar os resultados esperados pelo PSDB em nível nacional: “Nós queremos voltar ao debate, ao protagonismo nacional a partir da eleição do ano que vem. Nós chegamos a um número muito pequeno de deputados, muita gente achou que o PSDB estava morto, mas um partido como o nosso, com a nossa história, não morre”.
Por isso, além de manter os três deputados na Assembleia Legislativa do Estado (Ales), o partido tem a intenção de dobrar o número de deputados federais (atualmente são 14), eleger um número razoável de senadores e governadores.
Sobre se fundir com outra sigla ou concretizar uma nova federação – atualmente o PSDB é federado com o Cidadania –, Perillo disse que está dialogando com outras lideranças, mas tudo dependerá das candidaturas tucanas lançadas no ano que vem.
“Vamos ter que observar na discussão da Federação, Estado por Estado, as peculiaridades de cada um, para que os companheiros não sejam prejudicados”.