Política

Cúpula do PT deve suspender Delcídio Amaral antes de avaliar expulsão

Na reunião da Executiva Nacional do PT, prevista para a próxima semana, os petistas podem enviar o caso de Delcídio à Comissão de Ética e abrir processo interno

Cúpula do PT deve suspender Delcídio Amaral antes de avaliar expulsão Cúpula do PT deve suspender Delcídio Amaral antes de avaliar expulsão Cúpula do PT deve suspender Delcídio Amaral antes de avaliar expulsão Cúpula do PT deve suspender Delcídio Amaral antes de avaliar expulsão
Delcídio do Amaral foi preso na última quarta-feira (25) Foto: Divulgação

Brasília – Antes de tomar posição mais drástica, a cúpula do PT deve primeiro suspender o ex-líder do governo no Senado Delcídio Amaral (PT-MS).

Embora muitos petistas preguem a expulsão do senador agora, o estatuto do partido não prevê esse rito sumário.

O artigo 231 (inciso XII) prevê que o filiado será excluído dos quadros da legenda quando houver “condenação por crime infamante ou por práticas administrativas ilícitas, com sentença transitada em julgado.” Na lista dos casos sujeitos a expulsão estão ainda “inobservância grave dos princípios programáticos, da ética” e “improbidade no exercício de mandato parlamentar ou executivo”.

Na reunião da Executiva Nacional do PT, prevista para a próxima semana, os petistas podem enviar o caso de Delcídio à Comissão de Ética e abrir processo interno. Enquanto isso, a tendência é que ele seja afastado das atividades partidárias. A posição do PT em relação a Delcídio rachou as bancadas do partido na Câmara e no Senado e preocupa o Planalto. O ministro-chefe da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, afirmou não ter sido consultado por Falcão antes da divulgação da nota em que ele diz que “o PT não se julga obrigado a qualquer gesto de solidariedade” com Delcídio. “Não há razão para toda essa polêmica”, disse o ministro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.