Jardim Camburi

Quatro chapas disputam o comando do maior bairro do ES; eleição é domingo

Moradores de Jardim Camburi irão às urnas no próximo domingo para escolher quem irá comandar a Associação Comunitária pelos próximos 3 anos

Bairro Jardim Camburi é o maior do Estado
Bairro Jardim Camburi é o maior do Estado

Quatro chapas disputam o comando do bairro Jardim Camburi, em Vitória – o maior bairro do Estado com 48.286 habitantes, segundo dados do Censo 2022 do IBGE. A eleição, que promete ser acirrada, será neste domingo (25).

A disputa pela presidência da Associação Comunitária de Jardim Camburi (Acjac) mobilizou, além dos candidatos (veja o perfil e as bandeiras de cada um ao final da coluna), vereadores, deputados e também agentes da Prefeitura e do Governo do Estado. A campanha foi intensa.

Moradores do bairro têm recebido nas ruas e nas caixas de Correios panfletos e santinhos dos candidatos. E, como toda campanha que se preze, também teve corpo a corpo nas feiras e nas praças. Nesta sexta-feira (23), dia de feira na Praça do Bocha do bairro, todas as quatro chapas estavam presentes, pedindo voto.

O empenho não é à toa. Embora o cargo de presidente da associação seja voluntário, trata-se de um posto de destaque no maior colégio eleitoral da Capital, servindo de vitrine e palanque para quem tem aspirações políticas, por exemplo, para a disputa de vereador, em 2028.

Mas não só isso. Celeiro de muitas lideranças políticas, Jardim Camburi, pelo seu tamanho e influência, tem peso para fazer a diferença nas eleições do ano que vem, o que torna ainda mais atrativa a posição de presidente do bairro. O mandato de quem for eleito é de três anos (vai até 2028).

A eleição será na EMEF Elzira Vivacqua, das 9h às 17 horas. Para votar é preciso ter 16 anos ou mais e comparecer ao local de votação com documento oficial com foto e comprovante de residência emitido nos últimos três meses.

Veja abaixo quem são os candidatos:

Chapa 1 – Sustentabilidade é ação

Presidente: Arlete Pereira

Chapa da Arlete Pereira

Professora, de 62 anos, Arlete é a atual presidente da Associação Comunitária de Jardim Camburi (Acjac) e candidata à reeleição. Está no cargo há oito meses – desde que o então presidente, Bruno Malias, foi eleito vereador de Vitória e ela, que era vice, assumiu a associação.

É filiada ao PT e militante de movimentos populares há mais de 40 anos. Segundo Arlete, sua chapa conta com o apoio de lideranças do Partido dos Trabalhadores, da Rede, do PV e do Psol, como os deputados João Coser (PT), Iriny Lopes (PT) e Camila Valadão (Psol), e os vereadores Professor Jocelino (PT), Ana Paula (Psol) e Karla Coser (PT).

Fazem parte da chapa a porta-voz estadual da Rede Sustentabilidade, Laís Garcia, como 1ª tesoureira, e Priscila Manso (PV), como vice-presidente.

Defende a construção de mais uma unidade de saúde e a promoção de iniciativas para a preservação ambiental. Mas, sua principal bandeira é o “Fora, Mergulhão!” – obra de mobilidade de grande porte da Prefeitura de Vitória a ser realizada entre a orla de Camburi e a avenida Norte-Sul.

“Essa obra milionária não foi discutida com a comunidade. Não teve audiência pública com os moradores. É uma obra cara e demorada, que vai beneficiar a Serra, mas prejudicar muito a qualidade de vida dos moradores de Jardim Camburi. Além do que, se é uma obra metropolitana porque só Vitória tem que arcar com esse custo?”, alegou Arlete.

Única mulher na disputa, defende a presença feminina no comando da Acjac: “Desde 1986, sou a segunda mulher a presidir a associação”. Já disputou cargo de vereadora em 2020, mas garante que não disputará mais a vereança.

Chapa 2 – Juntos por Jardim Camburi

Presidente: Tercelino Leite

Chapa do Tercelino Leite

Militar do Corpo de Bombeiros, Tercelino tem 41 anos e é filho do vereador de Vitória Maurício Leite (PRD). Seu vice-presidente é o Alexandre Testinha – cantor, liderança comunitária e servidor público na Prefeitura de Vitória.

Até por ser militar, não tem filiação partidária, e nunca foi candidato. Mas tem aspirações políticas. Ele é cotado para dar continuidade ao mandato do pai e ser candidato a vereador em 2028.

“Tudo depende do que o nosso grupo concordar. Lógico que o sucessor natural de Maurício Leite pode ser eu, porque desde o início estou ao seu lado e coordenando suas campanhas. Muitos moradores de Jardim Camburi acham que chegou a minha hora”, disse Tercelino.

Distribuiu um panfleto em que consta, como apoiadores da sua chapa, além do pai, o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) e os deputados estaduais Denninho Silva (União) e Bispo Alves (Republicanos).

Entre as principais bandeiras, Tercelino citou: cobrar transparência no acesso às vagas das escolas municipais do bairro; ampliação de linhas de ônibus; aumento do efetivo policial da 12ª Companhia da PM; instalação de uma base do Samu e do Corpo de Bombeiros; construção de mais um posto de saúde e de um Pronto Atendimento (PA) em Jardim Camburi.

Chapa 3 – Renovação, Trabalho e Independência

Presidente: Jomas Barbosa

Chapa de Jomas Barbosa

Advogado e assessor parlamentar da Assembleia, Jomas, 46, defende que sua chapa é a “novidade” da disputa, por ser, segundo ele, uma “chapa independente”.

“O bairro já vem, há bastante tempo, com as mesmas lideranças, então estamos propondo uma renovação”, disse Jomas.

O candidato, que também faz parte do Conselho de Segurança do bairro, é filiado ao Partido Novo, foi candidato a vereador em 2020 e não revelou se será candidato novamente em 2028.

“Hoje, minha prioridade é a associação. Não posso dizer se vou disputar, porque está muito longe. Vai depender do cenário. No ano passado eu tinha pretensão de disputar, mas não me candidatei”, afirmou.

Jomas é bem próximo do deputado estadual Adilson Espíndula (PSD) e recebeu o apoio, com pedidos de voto, do vereador Dárcio Bracarense (PL) e do deputado estadual Callegari (PL), .

Tem como principais propostas para o bairro, segundo divulgou em suas redes sociais, a retomada de reuniões com diretores escolares, lutar pela implantação de segurança armada nas escolas, construção de uma UPA ou PA no bairro que atenda 24h, maior oferta de dentistas no posto de saúde e levar o “chorinho” – evento artístico que ocorre numa praça do bairro aos domingos – para outras praças.

Chapa 4 – Unidos por Jardim Camburi

Presidente: Enock Sampaio

Chapa de Enock Sampaio

Advogado e empresário, Enock, 66, já foi presidente da Acjac entre os anos de 2016 e 2019, e vice-presidente também (2013-2016).

É filiado ao Democracia Cristã (DC) e chegou a ser candidato a vereador no ano passado. Porém, garantiu aos grupos que o apoiam que não será candidato, nem em 2026 e nem em 2028.

Tem o apoio de Juninho Barbarioli e Evandro Figueiredo – que são lideranças do bairro e já foram candidatos a vereador –, além do vereador Bruno Malias (PSB), dos deputados estaduais Fabrício Gandini (PSD), Mazinho dos Anjos (PSDB) e Capitão Assumção (PL) e do secretário estadual da Saúde, Tyago Hoffmann (PSB). Barbarioli, inclusive, é coordenador-geral da chapa.

“Nós conseguimos conversar com os opostos e todos se juntaram para pensar como comunidade. A associação é dos moradores, por isso construímos uma chapa que representa a comunidade”, disse Enock.

Ele tem como principais bandeiras: implantação de câmeras com reconhecimento facial em pontos estratégicos do bairro, cobrar rigor nas medições de pó preto, criar a Coordenação de Bem-Estar Animal para fiscalizar e denunciar maus-tratos, ampliar linhas de ônibus e promover feiras para aquecer o mercado local.

Sobre o motivo de querer voltar ao comando do bairro, respondeu: “Jardim Camburi avançou bastante, queremos voltar para poder contribuir ainda mais com o bairro. Nós temos condições de articular, de fazer proposições benéficas para a comunidade, assim como já fizemos lá atrás”.

LEIA TAMBÉM:

Quem são os cotados para disputar o comando do maior bairro do Estado?

Deputados e até prefeito de fora na campanha pelo comando do Bairro República

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.