Câmara de Vila Velha
Câmara de Vila Velha (Foto: Ascom/CMVV)

Dos 21 vereadores de Vila Velha, ao menos 13 cogitam a possibilidade de disputar as eleições deste ano para a Assembleia, Câmara Federal e Senado.

O número representa 62% da composição do Legislativo. Se todos tiverem êxito, a maioria da Câmara será renovada, a partir do ano que vem, e o jogo de forças pode mudar também. Hoje, a maioria dos parlamentares faz parte da base aliada.

Entre os vereadores, a maior parte deve integrar as chapas estaduais e tentar uma das 30 cadeiras da Assembleia, como mostra o mapeamento feito pela coluna De Olho no Poder junto aos parlamentares, assessores e partidos.

Um dos que tentará voltar à Assembleia é o vereador Dr. Hércules (PP), que já foi deputado estadual por 16 anos, mas não conseguiu se reeleger em 2022.

Outros vão disputar pela primeira vez o cargo, como é o caso de Jonimar Santos (PP), que depois de cinco mandatos como vereador, vai tentar um posto mais alto.

Alguns vereadores vão concorrer neste ano apenas para ajudar os partidos. Nos bastidores, 10 entre 10 dirigentes partidários estão encontrando dificuldades para montar chapas completas para outubro.

A entrada dos vereadores nas chapas federais, especialmente, além de contar como apoio para os partidos, também gera visibilidade ao parlamentar, principalmente visando a próxima eleição municipal.

Veja abaixo quem são os vereadores que pretendem concorrer nas eleições deste ano:

Ademir Pontini (MDB)

Ademir Pontini (foto: arquivo pessoal)

Em seu primeiro mandato, o vereador afirmou que é pré-candidato a deputado estadual. Em 2024, ele teve 2.218 votos.

Devacir Rabello (PL)

Devacir Rabello (foto: arquivo pessoal)

É pré-candidato a deputado estadual, mas ainda depende de uma decisão do seu partido, o PL. Está no segundo mandato e teve 5.481 votos em 2024, sendo o 2º vereador mais bem votado.

Doutor Hércules (PP)

Hércules Silveira / crédito: Ellen Campanharo – Ales

O vereador mais velho (86 anos) e também o mais votado de Vila Velha – recebeu 7.275 votos – quer voltar à Assembleia, onde exerceu quatro mandatos.

Pastor Fabiano (PL)

Pastor Fabiano (foto: Câmara de Vila Velha)

O vereador, que faz parte da oposição, é pré-candidato a deputado estadual. Está em seu primeiro mandato e em 2024 teve 2.964 votos.

Flávio Pires (Agir)

Flávio Pires

Está no segundo mandato de vereador e é presidente estadual do Agir. Disse que pode ser candidato a deputado estadual para ajudar a completar a chapa do partido. Teve 3.125 votos em 2024.

Ivan Carlini (Podemos)

Ivan Carlini

O vereador mais experiente de Vila Velha – com oito mandatos e 12 anos como presidente do Legislativo – disse à coluna que é pré-candidato ao Senado. Ele teve 3.066 votos em 2024.

Jonimar Santos (PP)

Jonimar Santos (foto: arquivo pessoal)

Vereador por cinco mandatos, Jonimar vai agora tentar se eleger deputado estadual. Em 2024 ele conquistou 3.296 votos.

Léo Pindoba (Podemos)

Léo Pindoba (foto: Câmara de Vila Velha)

O vereador, que está no segundo mandato, é pré-candidato a deputado estadual. Em 2024, ele teve 4.775 votos.

Patrícia Crizanto (PSB)

Patrícia Crizanto (foto: Câmara de Vila Velha)

Está no terceiro mandato como vereadora e pretende disputar uma vaga à Câmara Federal em outubro. Nas eleições de 2024, teve 3.612 votos e foi a mulher mais bem votada de Vila Velha.

Rafael Primo (PT)

Rafael Primo

Também atuante na oposição, o vereador é pré-candidato a deputado federal. Ele está no primeiro mandato e em 2024 recebeu 1.710 votos.

Renzo Mendes (PP)

Renzo Mendes (foto: Câmara de Vila Velha)

O vereador disse que é pré-candidato a deputado federal, mas que está à disposição do partido, o PP. Está no segundo mandato e foi reeleito em 2024 com 4.470 votos.

Rogério Cardoso (Podemos)

Rogério Cardoso (foto: Câmara de Vila Velha)

Em seu sexto mandato de vereador, Rogério afirmou que neste ano é pré-candidato a deputado estadual. Em 2024 ele teve 5.310 votos.

Welber da Segurança (União)

Welber da Segurança (foto: Câmara de Vila Velha)

O vereador, que está no segundo mandato, é pré-candidato a deputado estadual. Em 2024, ele recebeu 2.323 votos.

LEIA TAMBÉM:

Quem são os vereadores de Vitória que pretendem disputar as eleições deste ano?

“Ninguém quer um retorno ao passado”: o recado de Casagrande na Assembleia

Marcelo Santos: “Meu projeto é, um dia, governar o Estado”

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.