
Não é ano de eleição municipal, mas a maioria dos vereadores de Vitória deve disputar as eleições deste ano, quando os eleitores escolherão deputados estaduais e federais, senadores, governador e presidente da República.
Seja para ajudar na composição das chapas partidárias ou porque decidiram alçar voos maiores, fato é que muitos já se preparam e devem iniciar o ano legislativo, na semana que vem, já com os olhos em outubro.
Mapeamento feito pela coluna De Olho no Poder com os parlamentares, assessorias e partidos mostra que, dos 21 vereadores da Capital, ao menos 13 vão disputar ou cogitam a possibilidade. E esse número pode aumentar.
A maioria está colocando o nome à disposição para concorrer a uma vaga de deputado estadual. Mas há também vereadores interessados em mudar para Brasília e até para o Palácio Anchieta.
As articulações antecipam o clima eleitoral na Câmara de Vitória e devem impactar a dinâmica do Legislativo neste ano, com parte significativa dos vereadores dividida entre a rotina parlamentar e a construção de projetos eleitorais – muitos estimulados pelas próprias direções partidárias.
E se o projeto dos 13 prosperar, no ano que vem, a Câmara de Vitória poderá ter uma renovação de 62% de suas cadeiras, o que pode impactar no equilíbrio das forças, na relação com o Executivo e nas disputas internas por poder.
Veja abaixo quem pretende ou cogita colocar o nome na corrida eleitoral deste ano:
Karla Coser (PT)

A vereadora mais votada de Vitória (com 7.256 votos) é pré-candidata à deputada estadual. Ela cumpre o segundo mandato na Câmara.
Aylton Dadalto (Republicanos)

O segundo vereador mais bem votado da Capital (5.218 votos) também avalia a possibilidade de concorrer a deputado estadual. Toma a decisão após o Carnaval. Ele está no primeiro mandato.
Davi Esmael (Republicanos)

O vereador, que está no quarto mandato, disse que o nome está à disposição do partido (Republicanos) para disputar vaga de deputado estadual.
Dárcio Bracarense (PL)

Vereador de primeiro mandato, também colocou o nome à disposição do partido (PL) para disputar vaga de deputado estadual, deputado federal e até de governador do Estado.
André Brandino (Podemos)

Em seu segundo mandato, disse à coluna que pode disputar vaga de deputado federal em outubro.
Professor Jocelino (PT)

Também estreante na Câmara de Vitória, o vereador afirmou que irá disputar vaga à Assembleia Legislativa.
Luiz Emanuel (Republicanos)

Disse que tem sido estimulado para a disputa e que, se o partido precisar, avalia a possibilidade de disputar vaga à Câmara Federal. O vereador está no quarto mandato.
Armandinho Fontoura (PL)

O vereador pretende disputar vaga de deputado estadual.
Anderson Goggi (Republicanos)

Atual presidente da Câmara de Vitória, mudou recentemente de partido – trocando o PP pelo Republicanos – e pretende disputar vaga de deputado estadual.
Aloisio Varejão (PSB)

Em seu quinto mandato na Câmara de Vitória, o vereador disse que deve disputar vaga de deputado estadual.
Ana Paula Rocha (Psol)

Estreante na Câmara de Vitória, a vereadora afirmou que é pré-candidata à deputada federal.
Leonardo Monjardim (Novo)

O vereador, que é líder do prefeito na Câmara, é pré-candidato ao Senado.
Camillo Neves (PP)

Também novato no mandato parlamentar, o vereador disse que não faz parte do seu projeto disputar neste ano, mas também não descarta, se for um desejo do partido (PP).
LEIA MAIS:
Um em cada dois deputados estaduais deve trocar de partido
Sete deputados estaduais não vão disputar a reeleição; saiba quem são
Metade do secretariado de Casagrande é cotada para disputar as eleições