Política

R$ 49 bilhões: saiba como recursos do acordo do Rio Doce serão distribuídos

Valor total do acordo é de R$ 170 bilhões, sendo R$ 49,08 bilhões de responsabilidade do governo federal

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Lula no ES Ministro da Casa Civil Rui Costa
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Linhares, no Espírito Santo, nesta sexta-feira (11), o ministro da Casa Civil, Rui Costa detalhou como será distribuído os valores referentes ao novo acordo do Rio Doce.

O valor total do acordo é de R$ 170 bilhões, incluindo R$ 38 bilhões para medidas de recuperação ambiental aplicadas durante os 10 anos que sucederam o desastre de Mariana.

Do montante total, R$ 49,08 bilhões é de responsabilidade do governo federal, R$ 25,53 bilhões será destinado para o governo de Minas Gerais; e R$ 14,87 bilhões para o governo do Espírito Santo. O montante será coordenado por 19 ministérios.

Entenda para onde vai dinheiro de acordo do Rio Doce

  • Saúde: R$ 11,33 bilhões
  • Ações ambientais: R$ 8,13 bilhões
  • Povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais: R$ 7,8 bilhões
  • Programa de retomada econômica: R$ 6,5 bilhões
  • Orçamento participativo e assistência técnica independente: R$ 5,69 bilhões
  • Programa de transferência de renda: R$ 3,75 bilhões
  • Infraestrutura de mobilidade (BR 262): R$ 2,3 bilhões
  • Reparação e fortalecimento da atividade pesqueira: R$ 1,5 bilhões
  • Prevenção e mitigação de riscos da mineração: R$ 1 bilhão
  • Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas): R$ 576 milhões

Ao detalhar o acordo, o ministro afirmou que o presidente solicitou que o acordo fosse feito de forma rápida, mas eficiente e que beneficiasse as comunidades e a população atingida.

“Esse acordo pode não ser o ideal, mas é o maior acordo feito no Brasil, orientado pelo presidente Lula para beneficiar aqueles que de fato foram atingidos”, frisou.

Aline Gomes

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.