Política

Rede questiona possibilidade de governo criar cargos sem autorização do Congresso

Rede questiona possibilidade de governo criar cargos sem autorização do Congresso Rede questiona possibilidade de governo criar cargos sem autorização do Congresso Rede questiona possibilidade de governo criar cargos sem autorização do Congresso Rede questiona possibilidade de governo criar cargos sem autorização do Congresso

O líder da Rede no Senado, Randolfe Rodrigues (AP), questionou nesta quarta-feira, 4, um dispositivo proposto pelo governo no projeto que regulamenta o orçamento impositivo, enviado nesta terça-feira, 3, ao Congresso. De acordo com o Randolfe, o Executivo quer criar cargos sem necessidade de autorização legislativa. Numa das propostas, o governo altera um artigo na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020.

Atualmente, o trecho autoriza “a transformação de cargos e funções que, justificadamente, não implique aumento de despesa”. Esse item, segundo o projeto, passaria a ter uma outra redação, autorizando “a criação de cargos, funções e gratificações por meio de transformação de cargos, funções e gratificações que, justificadamente, não implique aumento de despesa.”

“É um jabuti porque nada tem a ver com a regulamentação do orçamento impositivo”, disse ele, no plenário do Senado. “A análise que nós temos desse dispositivo é de que, na prática, ela autoriza o Executivo a fazer criação de cargos sem passar pelo Congresso Nacional. Isso é uma usurpação de uma atribuição que só cabe ao Congresso Nacional.”

Randolfe afirmou que a bancada defenderá a exclusão desse item do projeto na Comissão Mista de Orçamento (CMO), colegiado que discutirá a proposta na próxima semana.