Renzo Vasconcelos (foto: arquivo pessoal)
Renzo Vasconcelos (foto: arquivo pessoal)

O prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD), está promovendo uma reforma administrativa no primeiro escalão: cinco secretários foram trocados. As mudanças iniciaram há duas semanas, sendo a última publicada nesta terça-feira (11), no Diário Oficial do município, com a nomeação da nova secretária da Fazenda.

As alterações ocorreram no comando das secretarias de Fazenda; Transporte, Trânsito e Segurança Pública; Educação; Assuntos Institucionais e Comunicação Social e Controladoria-Geral. A Subsecretaria Administrativa de Educação também tem novo nome.

Segundo o prefeito, as trocas seriam para “dar fôlego e celeridade” às entregas do município e privilegiam servidores de carreira da própria administração e profissionais da cidade.

“Até aqui tínhamos um time de secretários imbuídos de uma missão específica, que era a de chegar e alicerçar nossa administração. Mas essas mudanças, agora, foram pensadas para ganharmos tração e aprofundarmos o diálogo com os moradores, ouvindo também nossos servidores. Tenho enorme gratidão aos secretários que deixaram suas posições, mas essa mudança já estava planejada lá atrás. Colatina está olhando para o futuro”, justificou Renzo.

Além de prefeito, Renzo é presidente estadual do PSD e tem participado das movimentações para 2026. As articulações se intensificaram após a filiação do ex-governador Paulo Hartung, e o partido tem estado no centro das negociações por acordos, filiações e construção de palanques.

Recentemente, o deputado estadual Sergio Meneguelli (Republicanos) anunciou que se filiará à legenda para disputar o Senado no ano que vem, conforme noticiou a coluna.

Outro nome apontado para concorrer também é o da primeira-dama de Colatina, a médica Lívia Vasconcelos, cotada para disputar uma cadeira na Assembleia.

Apesar do clima pré-eleitoral ter tomado conta do Estado, a prefeitura nega qualquer motivação política nas mudanças do secretariado. Segundo a assessoria de imprensa, as trocas foram técnicas e não passaram por indicação partidária.

Não estão descartadas mais mudanças no primeiro escalão.

Saiba quem são os novos secretários:

Secretaria da Fazenda: Cristina Oliveira Scardua

Cristina Scardua (foto: Secom/Colatina)

Servidora de carreira do município, a contadora Cristina Oliveira Scardua assume o comando da Secretaria da Fazenda de Colatina após sete anos atuando na Superintendência de Planejamento Orçamentário. Sua nomeação foi publicada hoje (11) no Diário Oficial. Ela entra no lugar de Márcio Guedes, que deixa a gestão.

Controladoria-Geral: Jonathan Bruno Gervásio

Jonathan Gervásio (foto: Secom/Colatina)

Mestre em Ciências Sociais e Políticas, Jonathan assumiu na segunda-feira (10) o cargo de controlador-geral. Ele já atuou como procurador municipal e procurador-geral no município de Águia Branca e atualmente era auditor do município e estava interinamente à frente da Fazenda. Ele entra no lugar de Renan Leal que, desde o mês passado, é secretário de Governo.

Secretaria de Assuntos Institucionais e Comunicação Social: Eduardo Fachetti

Eduardo Fachetti (foto: Secom/Colatina)

Na Comunicação, quem assumiu foi o jornalista Eduardo Fachetti. Com MBA em Comunicação Institucional e Gestão de Marcas e pós-graduando em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas, ele assumiu o posto após quase 18 anos na Rede Gazeta. Ele entra no lugar que era, até então, ocupado pelo publicitário Geison Caio Silva, que foi para a Subsecretaria de Comunicação.

Secretaria de Educação: Daniella Horta

Daniella Horta (foto: Secom/Colatina)

Para comandar a Educação, que conta com uma rede de 87 escolas municipais, foi escolhida a pedagoga Daniella Fachetti Horta. Ela é especialista em Gestão Escolar e Planejamento Educacional e mestre em Ciências da Educação. Daniella já tinha atuado na pasta por 15 anos. Nos últimos 10 meses havia sido escalada para a Secretaria de Governo. Entra no lugar de Maricelis Caetano Engelhardt, que deixa a gestão.

Também foi nomeado, nesta terça, o número 2 da pasta: o servidor de carreira Cidimar Andreatta assume a Subsecretaria de Administração da Secretaria de Educação. Ele é professor universitário e doutor em Matemática.

Transporte, Trânsito e Segurança Pública: Carlos Balbino

Major Balbino (foto: Secom/Colatina)

No último dia 24, o prefeito já havia anunciado a escalação do major da Polícia Militar Carlos Balbino para comandar a Secretaria de Transporte, Trânsito e Segurança Pública. Balbino é figura expoente na cidade e já era cotado para o secretariado desde a transição de governo, em 2024, aguardando apenas liberação do governo do Estado. Entra no lugar de Eliomar Dias.

LEIA TAMBÉM:

Meneguelli: “Vou disputar o Senado pelo PSD com o apoio de Hartung”

Câmara da Serra exonera procurador, diretor e 60 assessores ligados a vereadores afastados

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.