Política

Relator da reforma política recua sobre mandato de 10 anos para senadores

Relator da reforma política recua sobre mandato de 10 anos para senadores Relator da reforma política recua sobre mandato de 10 anos para senadores Relator da reforma política recua sobre mandato de 10 anos para senadores Relator da reforma política recua sobre mandato de 10 anos para senadores

Brasília – O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), relator da Comissão Especial da Reforma Política, decidiu voltar atrás da decisão de incluir em seu parecer o mandato de 10 anos para senadores. Com a decisão, volta a proposta original da comissão de cinco anos de mandato para todos os parlamentares eletivos. Atualmente, senadores são eleitos para cumprir um mandato de oito anos.

Originalmente, o peemedebista tinha proposto mandato de cinco anos para senadores, mas mudou de ideia ao ouvir de colegas que a reforma política poderia sofrer resistência no Senado. O deputado contou que alguns parlamentares disseram que sua postura “intransigente” não contribuía para a reforma. “Achei que poderia ceder neste ponto. E errei”, concluiu.

Menos de 24 horas após propor mandato de 10 anos para senadores, Castro revelou que sofreu inúmeras críticas e nenhuma manifestação de apoio. Os membros da Comissão Especial o recriminaram por mudar o texto que já tinha apoio entre os deputados. “O mundo todo ficou contra mim. Por que vou insistir em uma coisa que acho que está errada?”, justificou.

O relatório de Marcelo Castro deve ser votado na próxima terça-feira, 19.