O ex-vice-governador César Colnago (MDB) está de volta ao governo do Estado. Desde o último dia 5, ele ocupa um cargo comissionado de supervisor I na Vice-Governadoria, comandada por Ricardo Ferraço (MDB).
O convite ao correligionário partiu do vice-governador. Os dois são próximos desde quando integravam o ninho tucano. Ricardo era senador, quando Colnago foi eleito vice-governador na chapa encabeçada pelo ex-governador Paulo Hartung, em 2014.
Colnago foi vice-governador apenas por um mandato (2015 a 2018) – que vem a ser o seu último mandato eletivo.
Em fevereiro de 2017 chegou a assumir o governo do Estado, na licença médica do então governador Paulo Hartung, e teve de lidar com um dos períodos mais tensos da história capixaba: a greve da PM.
Antes, porém, construiu uma trajetória parlamentar expressiva: foi deputado federal (2011-2014) e deputado estadual por dois mandatos (2003-2010) – presidindo a Assembleia Legislativa no biênio 2005-2006.
Foi eleito três vezes vereador de Vitória, também alcançando a presidência da Câmara entre os anos de 1997-1998.
Teve experiência como secretário de Educação e de Meio Ambiente de Vitória e, por último, foi secretário de Saúde de Cariacica (2022 a 2024).
“Sem dúvida alguma, César Colnago chega à nossa equipe para somar. Traz toda uma experiência de vida”, afirmou o vice-governador Ricardo Ferraço à coluna De Olho no Poder.
Médico, Colnago estava atuando como clínico geral na Serra, como servidor efetivo. Ele foi para o governo após um processo de cessão da Prefeitura da Serra à Vice-Governadoria, que tem como prazo final 31 de dezembro de 2028, segundo publicação no Diário Oficial do Estado.
Vai reforçar o núcleo político do vice-governador, atuando na assessoria e, também, na articulação. Ricardo é pré-candidato ao governo do Estado e tenta viabilizar seu nome para a disputa.
Tem rodado o Estado, participado de eventos com potenciais eleitores, além de estar com uma presença mais forte nas redes sociais e em eventos oficiais do governo, ao lado do governador Renato Casagrande (PSB).
LEIA TAMBÉM:
Laís Garcia vai assumir Secretaria de Habitação na Serra: “Chego para somar”