Política

Secom diz que governo encara manifestações de domingo com normalidade

Secom diz que governo encara manifestações de domingo com normalidade Secom diz que governo encara manifestações de domingo com normalidade Secom diz que governo encara manifestações de domingo com normalidade Secom diz que governo encara manifestações de domingo com normalidade

Brasília – Um dia depois de cerca de 660 mil brasileiros irem às ruas de 152 cidades do País protestar contra o governo federal, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Edinho Silva (PT), disse nesta segunda-feira, 13, que o Palácio do Planalto vê com “normalidade” as manifestações.

“O governo encara com normalidade, nós entendemos que, dentro de um regime democrático, todas as manifestações são legítimas e expressam o sentimento democrático de um país como o Brasil”, disse Edinho Silva a jornalistas, depois de participar de reunião com assessores de imprensa de todos os ministérios.

Na avaliação do ministro, o governo não está aliviado com o fato de a adesão dos protestos do último domingo ter sido menor que a verificada nas manifestações de 15 de março.

“Não muda nada, o governo reconhece a legitimidade das mobilizações, o governo está atento à pauta das mobilizações, o governo continua governando, mas considerando as manifestações como uma manifestação democrática do nosso País”, observou o ministro. “O governo respeita uma manifestação dessa dimensão, é uma expressão importante da democracia brasileira e o governo está atento à pauta das manifestações.”

Datafolha

O ministro-chefe da Secom minimizou o resultado da última pesquisa Datafolha, que mostrou que 63% dos brasileiros acreditam que deveria ser aberto processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Para Edinho, “todos os poderes instituídos do Estado brasileiro estão certamente sendo questionados”.

“É claro que nós temos a responsabilidade por sermos o governo central, mas o mais importante é que a gente possa entender o sentimento das ruas”, comentou. “Existe um descontentamento em relação às instituições, e é natural da democracia. É importante que a gente possa tomar medidas, que a gente aproxime o Estado brasileiro da sociedade civil, que a gente possa valorizar a sociedade cada vez mais, criando cada vez mais instrumentos de diálogo e fiscalização da sociedade civil sobre o Estado.”

Estratégia

Na opinião do ministro, para reverter o cenário atual, é preciso aproximar a sociedade civil da vida política do nosso País. “O importante é que tem o espírito do Legislativo para aprimorar o seu funcionamento, tem o espírito do Executivo para aprimorar o seu funcionamento, que o Judiciário tem discutido o tempo todo o aprimoramento do seu funcionamento. Quem sai ganhando com tudo isso é a democracia”, disse.

O ministro da Secom também defendeu a elaboração de uma estratégia de comunicação que transmita dados e informações ao cidadão de “forma mais eficiente”. Uma campanha sobre o ajuste fiscal deverá ser finalizada em breve.

“Eu repito: informar os feitos do governo não é nenhuma benesse, é uma obrigação de um governo, porque aquilo que o governo faz, faz com dinheiro público. O cidadão tem de saber aquilo que acontece com o seu dinheiro”, afirmou Edinho.