Política

Senadores capixabas são contra indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada dos EUA

São 81 senadores ao todo e o filho do presidente da República precisa de pelo menos 41 votos

Senadores capixabas são contra indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada dos EUA Senadores capixabas são contra indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada dos EUA Senadores capixabas são contra indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada dos EUA Senadores capixabas são contra indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada dos EUA
Foto: Agência Senado

A indicação de Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República, para o cargo de embaixador dos Estados Unidos, teve a reprovação dos senadores capixabas. São 81 membros no Senado e ele precisa de pelo menos 41 votos para ser aprovado a atuar em Washington, capital norte-americana. 

Marcos do Val (Podemos) é contra. Ele acredita que a embaixada de Washington é estratégica e requer um diplomata experiente. Já Fabiano Contarato (Rede), também é contra. O senador diz que é nepotismo, que Eduardo Bolsonaro não tem méritos e a indicação é ilegal e imoral. Rose de Freitas também foi procurada, mas preferiu não se manifestar.

Segundo levantamento do jornal O Estado de São Paulo, ele só tem 15 até o momento, com um agravante: 29 senadores já se manifestaram contra a indicação de Eduardo Bolsonaro. Restam então 37 nomes para buscar votos. Entre esses indecisos, ele teria que conseguir no mínimo 26.

O trâmite no Senado também não ajuda. Primeiro, tem a sabatina. Depois, a Comissão das Relações Exteriores faz votação secreta, com 16 membros, sendo oito contra. Em seguida, o Plenário decide também em votação sigilosa. 

MDB endossa o coro

Maior bancada do Senado, com 13 parlamentares, o MDB engrossa a rejeição à indicação de Eduardo. Seis senadores disseram ser contrários à iniciativa do presidente. Entre os críticos da medida, estão caciques do partido como Renan Calheiros (AL) e Jarbas Vasconcelos (PE). “Sou contra o nepotismo. Sempre fui contra esse tipo de prática na minha vida inteira. Não vou mudar agora”, disse Vasconcelos. A rejeição dos emedebistas é igual, em número de votos, à do PT. Toda a bancada petista diz que vai votar contra a indicação.

Parecer

Os parlamentares de oposição ganharam um trunfo para barrar a indicação. A consultoria legislativa do Senado elaborou um parecer afirmando que a escolha do deputado, se formalizada pelo pai, configuraria nepotismo – favorecimento indevido de parentes por um agente público. Com base no documento, solicitado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), senadores articulam a apresentação de um parecer alternativo ao que deve ser apresentado por Chico Rodrigues.

Em outra frente, o líder da minoria no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), fala em recorrer à Justiça e ao Supremo Tribunal Federal. “O (Jair) Bolsonaro não pode administrar o País como o quintal da casa dele”, afirmou o senador.

Último embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral afirmou que, em função da negociação de novas alianças entre os países, o novo embaixador terá papel importante. “Haverá uma agenda muito grande de trabalho”, disse ele, que não quis comentar a indicação de Eduardo. Ex-embaixador nos EUA entre 1999 e 2004, Rubens Barbosa defendeu priorizar interesses acima de partidos e ideologias. “O que conta é ter acesso e influência”, escreveu em artigo no jornal O Estado de S. Paulo.

Com informações do jornal O Estado de São Paulo