Política

Suplicy usa funcionários para receber elogios

Suplicy usa funcionários para receber elogios Suplicy usa funcionários para receber elogios Suplicy usa funcionários para receber elogios Suplicy usa funcionários para receber elogios

São Paulo – Dois funcionários da campanha de Eduardo Suplicy (PT), candidato à reeleição para o Senado, foram personagens do primeiro programa eleitoral do petista, que foi ao ar quarta-feira, 20, no rádio e na TV. A maquiadora e o operador de áudio da campanha apareceram em metade dos depoimentos colhidos para compor as inserções publicitárias do petista para o dia.

Eles participaram juntos de um trecho do programa conhecido, segundo o jargão de TV, como “fala povo”, que consiste na gravação de várias entrevistas encadeadas, feitas geralmente com pessoas abordadas na rua.

“Quando você pensa num político honesto, qual é o primeiro nome que vem na cabeça?”, pergunta a narradora da peça publicitária. “É o Suplicy”, afirma a maquiadora. “Senador

Eduardo Suplicy. Nele eu confio”, completa o operador de áudio da campanha petista, usando um boné preto, com aba vermelha.

Procurado pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, o marqueteiro da campanha de Suplicy, Chico Malfitani, quem produziu os programas, disse que permitiu que todas as pessoas que votam em Suplicy participassem do programa dando o seu depoimento, inclusive os dois funcionários. Malfitani negou também pagar pela participação das pessoas no vídeo.

“Ela (a maquiadora) perguntou se podia. E ela deu o depoimento. Mas não foi só com os dois (funcionários da campanha) que gravamos. Fazemos fala povo em todos os lugares onde vamos”, afirmou o marqueteiro da campanha de Suplicy. “Eles (os funcionários) não estão sendo pagos para dar depoimento, seja a maquiadora, ou seja o operador de áudio. Só dá depoimento se gosta do Eduardo.”

O operador de áudio participou ainda de mais uma inserção, que também foi ao ar no horário eleitoral gratuito reservado aos candidatos ao Senado. Com o mesmo boné vermelho que aparece no “fala povo”, ele figura em dois momentos em um spot de 16 segundos do senador petista.

O funcionário da campanha de Suplicy surge no vídeo segurando cartazes com mensagens de apoio ao senador na abertura da inserção e depois aparece com uma foto do petista no desfecho da peça publicitária.

‘Do bem’

O programa de Eduardo Suplicy na estreia no horário eleitoral também foi usado para emplacar o mote “Esse cara é do bem” – uma reedição do slogan utilizado pelo hoje concorrente José Serra (PSDB) quando disputou a Presidência da República em 2010.

No final do filme exibido na TV na tarde de quarta-feira, a locutora afirma: “Esse cara (Suplicy) é do bem”. No mesmo dia, pela manhã, Serra também fez uso do mote que utilizou na disputa presidencial nas inserções de rádio: “Serra é do bem”, diz o narrador.

O candidato petista ao Senado disse que a semelhança lhe chamou a atenção e que chegou a conversar com Malfitani sobre o assunto antes de emplacarem o mote. “Ele (Malfitani) ponderou dizendo que o lema tem mais a ver comigo”, afirmou Suplicy. O marqueteiro disse que o “figurino fica melhor em Suplicy do que em qualquer outro candidato”. “Com o Serra eu não sei se combina. Se o pessoal dele acha que sim, então que eles também usem”, afirmou Malfitani, ao negar plágio. “Eu não vou tirar o ‘bem’ do Suplicy.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.