
Três ministros do governo Lula (PT) chegam ao Espírito Santo nesta quinta-feira (10) – um dia antes da visita do Presidente – para detalhar a agenda do petista, que anunciará o início do pagamento do Acordo do Rio Doce (Acordo de Mariana) no Estado.
Está prevista uma coletiva de imprensa às 14 horas de amanhã, em Linhares, com os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Márcio Macêdo (Secretaria Geral da Presidência).
Eles estarão acompanhados do secretário estadual de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi, e vão falar sobre o início dos pagamentos do Programa de Transferência de Renda para agricultores familiares e pescadores artesanais no Espírito Santo, segundo a assessoria do presidente Lula.
O programa faz parte do Acordo de Mariana, voltado à reparação socioeconômica das populações atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), que ocorreu em 2015.
Anúncio dos pagamentos e lançamento de edital
Os ministros ficam no Estado até sexta-feira (11), quando participam, ao lado de Lula, do evento que marca o início dos pagamentos. Cerca de 22 mil pescadores e 13,5 mil agricultores, em municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais, receberão os valores.
No Estado, o benefício se aplica a atingidos que residam em um dos municípios listados no Acordo de Reparação da Bacia do Rio Doce. São eles: Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus, Serra, Sooretama.
O programa prevê a transferência de renda por quatro anos, com a destinação de R$ 3,7 bilhões. O valor será de um salário mínimo e meio mensal por atingido, por até 36 meses, e um salário mínimo mensal por mais 12 meses.
No evento, que ocorrerá às 10 horas no Parque de Exposição de Linhares, também será lançado o edital para a seleção de movimentos sociais e organizações da sociedade civil que irão compor o Conselho Federal de Participação Social da Bacia do Rio Doce.