Aldary Nunes Junior recebe abraço de Samuel Meira Brasil Jr presidente do TJES
Aldary Nunes Junior recebe abraço de Samuel Meira Brasil Jr, presidente do TJES. Foto: TJES/Divulgação

O juiz Aldary Nunes Junior é o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). O magistrado foi promovido pelo critério de merecimento em uma sessão realizada no Salão Pleno, na tarde desta quinta-feira (16).

O magistrado vai ocupar a vaga deixada pelo desembargador Carlos Simões Fonseca, que se aposentou este ano.

O juiz foi escolhido pelos membros da Corte, e logo depois o resultado foi anunciado pelo presidente do TJES, desembargador Samuel Meira Brasil Jr., que também empossou o magistrado.

Carreira do novo desembargador

Aldary Nunes Junior conta com carreira jurídica de mais de 30 anos e era o titular da Vara da Fazenda Pública Estadual, Registro Público e Meio Ambiente de Vila Velha. Recentemente, o magistrado havia sido convocado para compor o quórum do tribunal.

O juiz também é mestre em Direito pela Universidade de Steinberg, na Alemanha, e conta com pós-graduação em Processo Civil pelo Instituto de Ensino Superior Professor Nelson Abel de Almeida.

Foto: TJES/Divulgação

Também foi professor do curso preparatório da magistratura estadual, oferecido pela Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages), em convênio com a Emes, e professor da disciplina de Direito Constitucional e orientador de monografias da Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

O desembargador Fabio Clem de Oliveira, primeiro do Tribunal Pleno a votar, elogiou o currículo e a experiência do magistrado. Os elogios foram compartilhados pelos demais colegas do TJES.

Clem relembrou que Nunes foi titular da Corregedoria Geral da Justiça em duas ocasiões, além de presidente da 2ª turma do Colégio Recursal dos Juizados Especiais.

No currículo do novo desembargador também conta o cargo de juiz auxiliar da vice-presidência e corregedoria regional eleitoral do TRE-ES, assim como membro efetivo da corte eleitoral.

Terceira vez na lista tríplice

Antes de ser promovido, Aldary compôs a lista tríplice por outras duas vezes. Nas demais ocasiões, também estiveram os nomes da juíza Isabella Rossi Naumann Chaves e do juiz Rogério Rodrigues de Alemida.

Na escolha por merecimento, juízas e juízes que figurem na lista tríplice por três vezes consecutivamente ou cinco vezes de forma alternada, recebem a promoção.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.