Vandinho, Mazinho e Max Filho: fogo no ninho tucano
Vandinho, Mazinho e Max Filho: fogo no ninho tucano

A entrada do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, ao PSDB para comandar o partido e viabilizar sua pré-candidatura ao governo do Estado, colocou fogo no ninho e gerou debandada de algumas das principais lideranças do partido.

Até o momento, anunciaram que estão de malas prontas para deixar o partido: o agora ex-presidente estadual da legenda deputado estadual Vandinho Leite, o deputado estadual Mazinho dos Anjos e o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho – este já tinha afirmado à coluna De Olho no Poder que se desfiliaria caso Arnaldinho assumisse o comando do PSDB.

O convite de filiação e a decisão de colocar Arnaldinho no comando partiu do presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, e foram selados numa reunião, em Brasília, na última quarta-feira (03). O anúncio oficial ocorreu na tarde desta quinta (04).

Na manhã de hoje, após receber um telefonema de Luiz Paulo Vellozo Lucas informando das mudanças do partido no Estado, Max Filho oficializou sua saída, encaminhando uma carta de desfiliação a Vandinho Leite – até a manhã de hoje Vandinho presidia o diretório estadual.

Max é um opositor ferrenho de Arnaldinho. E não é de agora. Os dois começaram a se estranhar no terceiro mandato de Max como prefeito (2017-2020), quando Arnaldinho era vereador.

Em 2020, os dois disputaram a Prefeitura de Vila Velha e Arnaldinho venceu o então prefeito, no segundo turno. A rivalidade permaneceu e continua até hoje. Max estava no partido desde 2011.

Deputados de malas prontas

A bancada do PSDB na Assembleia Legislativa conta com dois parlamentares e os dois prometeram deixar o partido.

O deputado Mazinho dos Anjos, que na Assembleia preside a Comissão de Finanças, confirmou a sua saída do PSDB à coluna De Olho no Poder após o anúncio oficial de Aécio sobre as mudanças no partido.

Aliadíssimo de Casagrande, Mazinho já tinha se comprometido em apoiar a pré-candidatura do vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), ao governo do Estado no ano que vem.

Mazinho também é sobrinho do prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB) – um dos articuladores da pré-campanha de Ricardo no Noroeste do Estado.

Além dele, Vandinho Leite, que é líder do governo na Assembleia, também anunciou sua saída após ser rifado do comando do partido no Estado. Revoltadíssimo com a forma como as mudanças ocorreram, Vandinho não mediu palavras para se referir a Arnaldinho.

“Arrogante e truculento”

Durante o anúncio de sua filiação, Arnaldinho chegou a dizer que iria conversar com as lideranças do partido – menos com Max Filho – para que continuassem na legenda.

Mas, Vandinho, não quer saber de conversa. “Não faz sentido conversar depois de tudo que ele fez. Beira o ridículo querer conversar após ter feito um movimento truculento e arrogante com o líder do governo e com o presidente da Comissão de Finanças”, disse Vandinho. E continuou a disparar:

“Ele arrumou confusão no Podemos, com o União Brasil, com a base do governo. Os movimentos que ele faz é de quem não conhece a política estadual. Ele está achando que está lidando com as lideranças de Vila Velha, mas não está. Ele está lidando com a Assembleia, com gente experiente”, avisou.

O deputado disse que, juntamente com Mazinho, está construindo um novo projeto. “Já estou decidido a deixar o partido. Em breve, vou anunciar a construção de um novo projeto”. Vandinho afirmou que, na manhã dessa sexta (05), estará numa agenda com o governador Renato Casagrande (PSB).

“Eu sempre converso com o governador. Amanhã estaremos em Irupi. Agora quem não conversou com o governador foi o prefeito de Vila Velha. Na vida, a gente tem que ser grato. O prefeito só tem a avaliação que tem por causa da mão pesada do governo”, alfinetou Vandinho.

O deputado afirmou que vai tentar a carta de anuência com a direção do partido e que, se não conseguir, avalia entrar na Justiça para deixar a legenda sem perder o mandato. “Posso entrar na Justiça pela truculência que foi feita”, justificou.

LEIA TAMBÉM:

Aécio chancela pré-candidatura de Arnaldinho ao Governo do ES

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.