Política

Trump nomeia lobista para equipe de transição em Departamento de Habitação

Trump nomeia lobista para equipe de transição em Departamento de Habitação Trump nomeia lobista para equipe de transição em Departamento de Habitação Trump nomeia lobista para equipe de transição em Departamento de Habitação Trump nomeia lobista para equipe de transição em Departamento de Habitação

Washington – O presidente eleito Donald Trump indicou nesta terça-feira a executiva Shawn Krause, vice-presidente da Quicken Loans, para a equipe que supervisiona a transição no Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD, na sigla em inglês). A empresa de Shawn é a maior administradora de hipotecas emitidas pela Administração Federal de Moradia (FHA, na sigla em inglês), que faz parte do HUD.

Registrada como lobista da Quicken em 2009, Shawn cancelou o registro nas últimas semanas, de acordo com um executivo da companhia.

A equipe de transição de Trump ordenou que todos os lobistas fossem removidos de seus postos há duas semanas para atender às suas promessas de campanha de “drenar o pântano” em Washington. Os porta-vozes da equipe não responderam aos pedidos de entrevista da reportagem.

A Quicken, por sua vez, disse que o papel de Shawn na transição de Trump não gera nenhum conflito de interesses para a credora hipotecária, e ressaltou que os 26 anos de empresa a tornaram qualificada o suficiente para auxiliar no próximo governo.

“Faz todo o sentido ter alguém como ela. Você está encontrando pessoas que realmente entendem de habitação”, disse Bill Emerson, executivo-chefe da Quicken. “Quando você pensa em drenar o pântano, isso vai diretamente de acordo”.

A Quicken foi processada pelo Departamento de Justiça no ano passado, sob a alegação de que a empresa havia enganado o governo sobre a qualidade de algumas hipotecas emitidas pela FHA entre 2007 e 2011. A companhia, que está recorrendo do processo, disse ser alvo de uma “caça às bruxas” pelos promotores federais. Ainda no ano passado, a Quicken processou preventivamente o Departamento de Justiça e o HUD, alegando que o governo a forçou a admitir alegações de fraudes, mas um juiz federal dispensou o caso. Fonte: Dow Jones Newswires.