O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse não saber nada sobre a prisão preventiva de Jair Bolsonaro (PL) neste sábado (22). “É uma pena”, acrescentou o líder americano.

Questionado por repórteres sobre a prisão de Bolsonaro, Trump inicialmente mostra confusão e responde que conversou com “o cavalheiro de quem vocês estão falando” na noite anterior, e que de “encontrá-lo em breve”. O americano tem conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e anunciou nesta quinta, 20, a retirada da tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros como carne, café e frutas.

Pressionado pelos repórteres, que explicam a prisão do ex-presidente brasileiro, Trump responde que não sabia nada sobre isso. “Foi isso que aconteceu? É uma pena, só acho que é uma pena”.

Donald Trump demonstrou confusão ao ser questionado sobre prisão de Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)

Ao anunciar tarifas de 50% sobre o Brasil em julho deste ano, Trump justificou sua decisão principalmente como resposta ao tratamento dado pelo Brasil ao ex-presidente Bolsonaro e a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) contra empresas americanas de tecnologia.

O modo como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado no mundo, é uma desgraça internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma caça às bruxas que deve terminar IMEDIATAMENTE!

Trump

Nos últimos meses, no entanto, as conversas entre a Casa Branca e o Imaraty se intensificaram. Trump reduziu drasticamente as tarifas e tem conversado com Lula, enquanto Bolsonaro deixou de ser um tema presente em suas falas sobre o Brasil.

O ex-presidente, já condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe, não foi mencionado pelo americano ao tratar a redução de taxas sobre o País.