Política

TSE manda apagar vídeo que retoma fake news sobre cartilha erótica do PT

Corte acolheu a argumentação de que o vídeo tenta associar Lula e o PT à pedofilia e à prática de masturbação infantil

TSE manda apagar vídeo que retoma fake news sobre cartilha erótica do PT TSE manda apagar vídeo que retoma fake news sobre cartilha erótica do PT TSE manda apagar vídeo que retoma fake news sobre cartilha erótica do PT TSE manda apagar vídeo que retoma fake news sobre cartilha erótica do PT
Foto: Agência Brasil

A ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mandou apagar das redes sociais um vídeo em que a ex-candidata a deputada federal Regina Vilella (MDB-CE) afirma que o PT distribuiu “cartilha erótica” em creches e escolas.

De acordo com a campanha do presidenciável petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que entrou com a ação, o vídeo é de 2019 e foi elaborado para atingir o governo do PT, que na época governava o Ceará. O material foi republicado poucos dias antes do primeiro turno por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.

Cármen Lúcia acolheu a argumentação de que o vídeo tenta associar Lula e o PT à “distribuição de cartilha de conteúdo erótico, à pedofilia e à prática de masturbação infantil”.

“A vinculação entre o conteúdo do vídeo com o partido e o candidato gera desinformação, pois a mensagem transmitida, conforme demonstrado na inicial e confirmado pelas agências de checagem e de imprensa, não tem respaldo na realidade”, escreveu a ministra na decisão, proferida em 7 de outubro.