Política

Tucano diz que PSDB votará pela cassação de Cunha no Conselho de Ética

Tucano diz que PSDB votará pela cassação de Cunha no Conselho de Ética Tucano diz que PSDB votará pela cassação de Cunha no Conselho de Ética Tucano diz que PSDB votará pela cassação de Cunha no Conselho de Ética Tucano diz que PSDB votará pela cassação de Cunha no Conselho de Ética

São Paulo – Os representantes do PSDB no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara vão defender a cassação do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no colegiado, segundo um dos representantes tucanos no colegiado. “Não existe a menor chance de blindarmos o Cunha”, afirmou o deputado Nelson Marchezan (PSDB-RS).

A Mesa Diretora da Câmara devolveu ao Conselho de Ética da Casa, no início da tarde desta quarta-feira, 28, a representação protocolada pelo PSOL e Rede contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por quebra de decoro parlamentar. Com isso, o processo deve começar sua tramitação na próxima terça-feira, quando será definido o relator do caso no conselho.

“Tudo que estamos vendo indica que há motivo para a perda de mandato. A situação dele é muito ruim. A tendência é votarmos pela cassação”, disse Marchezan, um dos dois tucanos no Conselho de Ética, composto por 21 deputados. “Nós podemos eventualmente conversar com a bancada, mas o voto será segundo a nossa consciência. Não existe chance de negociação. Vamos dar um voto técnico.”

Na terça-feira, quando o colegiado se reunir, haverá um sorteio para se formar uma lista tríplice, da qual o presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA), escolherá o relator do processo. “Se o presidente do Conselho de Ética e o relator do processo não quiserem agilizar, provavelmente fica para o ano que vem (a conclusão do processo)”, disse Marchezan.

Procurado pela reportagem, o outro tucano do Conselho, Betinho Gomes (PE), afirma que já tem posição tomada, mas prefere não revelar seu voto agora porque pode ser escolhido como relator.

Na representação contra o presidente da Câmara, PSOL e Rede afirmam que o peemedebista mentiu em depoimento à CPI da Petrobras, em março, quando disse que não tinha contas no exterior. Documentos enviados pelo Ministério Público da Suíça indicam que Cunha, sua mulher, Cláudia Cruz, e uma de suas filhas seriam beneficiários de contas secretas em bancos do país europeu.

O PSDB, assim como outros partidos de oposição, vinha sendo cobrado a se posicionar sobre as suspeitas em torno de Cunha, mas a preocupação dos tucanos era não fazer com que isso não prejudicasse a estratégia de pedir a abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Os oposicionistas chegaram a emitir uma nota pública pedindo que o presidente da Câmara se afastasse do cargo, mas não quiseram dar apoio à representação do PSOL e da Rede no Conselho de Ética.