Política

Vamos ter sucesso na empreitada das MPs do ajuste fiscal, diz Temer

Vamos ter sucesso na empreitada das MPs do ajuste fiscal, diz Temer Vamos ter sucesso na empreitada das MPs do ajuste fiscal, diz Temer Vamos ter sucesso na empreitada das MPs do ajuste fiscal, diz Temer Vamos ter sucesso na empreitada das MPs do ajuste fiscal, diz Temer

Brasília – Em meio a críticas da oposição, sindicatos e até mesmo da base aliada, o vice-presidente Michel Temer disse nesta segunda-feira, 4, que pedirá que o Partido dos Trabalhadores “se dedique por inteiro” à aprovação das duas medidas provisórias que alteram as regras de acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários.

Novo articulador político do governo, o vice-presidente demonstrou otimismo com a aprovação das medidas no Congresso Nacional e reconheceu que, apesar das concessões feitas pelo Palácio do Planalto, o governo trabalha com o ajuste “que for possível”.

“Eu acho que vamos ter sucesso nessa empreitada. Eu tenho a sensação, mais que a sensação, eu diria a convicção de que a partir de amanhã, na terça e na quarta, quando o Congresso irá votar a MP 665 e 664, ela será coberta de êxito. Não tenho dúvida porque isso é fundamental para o País, estou até sugerindo ao PT – o PT tem entrosamento com os trabalhadores, com as centrais – para que o PT por inteiro se dedique a essa aprovação, assim como os demais partidos da base aliada”, disse o vice-presidente, antes de participar de reunião com líderes da base aliada.

“Todos sabemos como é importante para os empresários, para os trabalhadores que tenhamos esse ajuste para continuar com a economia muito saudável e muito forte no País. Tenho a convicção de que vamos conseguir amanhã (terça-feira) e quarta-feira uma vitória que não é uma vitória apenas do Congresso Nacional, não é uma vitória do governo, mas do Brasil.”

Mobilização

Questionado se pedir que o PT vestisse a camisa do ajuste representaria uma forma de dividir o ônus com a adoção de medidas impopulares, Temer disse que pediu que os ministros do PMDB e os demais do governo entrassem em contato com deputados para convencê-los da aprovação das MPs.

“É a tentativa de dividir os bônus da vitória, o que nós temos em vista é exatamente a vitória que se dará para o povo brasileiro depois dessa votação”, comentou o vice-presidente.

Indagado se seria melhor aprovar um ajuste com concessões do que nenhum, Temer reconheceu: “Claro, você trabalha com o que é possível. Se você tem um ajuste viável nesse momento, é o ajuste que você pode fazer. Essa pergunta é muito boa pra revelar que as negociações já estão em curso, fizemos muitas reuniões e elas deram bons resultados.”

Sobre a possibilidade de o Palácio do Planalto ceder ainda mais para garantir a aprovação das MPs, o vice reconheceu que o governo já cedeu “em muitos pontos”, mas que os novos desdobramentos vão depender “muito daquilo que se discutir”.

“Eu tenho certeza que o PT e os partidos da base aliada estarão convencidos e unificados. É muito importante que haja a unidade dos partidos em relação a esta matéria porque, de vez em, quando eu ouço dizer que há uma ou outra divergência em um ou outro partido. Eu acho que não é possível fazer isto no momento em que o Brasil precisa do ajuste econômico”, disse Temer.