Política

Veja como votaram os deputados do ES sobre a urgência do projeto de anistia

Câmara aprova urgência de projeto que prevê anistia a envolvidos no 8 de Janeiro

Leitura: 3 Minutos
Deputados federais do Espírito Santo
Maioria dos deputados capixabas votou pela aprovação do requerimento de urgência (Fotos: Divulgação)

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de quarta-feira (17), um requerimento de urgência — aceleração da tramitação — para o Projeto de Lei (PL) 2162/23, sobre a anistia aos envolvidos nos atos do 8 de Janeiro. Foram 311 votos favoráveis, 163 contrários e sete abstenções.

Entre os deputados federais capixabas a maioria votou a favor, sendo sete votos favoráveis, dois contrários e um ausente.

Confira os votos dos parlamentares capixabas

DeputadoPartidoComo votou
Amaro NetoRepublicanosA favor
Da VitóriaPPA favor
Evair de MeloPPA favor
Gilson DanielPodemosA favor
Gilvan da FederalPLA favor
Helder SalomãoPTContra
Jack RochaPTContra
Messias DonatoRepublicanosA favor
Paulo FollettoPSBAusente
Victor LinhalisPodemosA favor

Entenda o projeto na prática

plenário da câmara dos deputados
Deputados aprovaram urgência para votar projeto de anistia (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O projeto com urgência aprovada não é do deputado Marcelo Crivella. A versão proposta beneficia Bolsonaro, os demais condenados pelo Supremo Tribunal Federal e também os envolvidos nos ataques de 8 de Janeiro.

Apesar da aprovação, ainda não há consenso sobre qual texto será analisado. Também não há previsão de data para uma nova votação da proposta. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) foi quem decidiu pautar o tema, após reunião com líderes partidários.

Se for aprovada (a urgência), um relator será nomeado para que possamos chegar, o mais rápido possível, a um texto substitutivo que encontre o apoio da maioria ampla da casa. Como Presidente da Câmara, minha missão é conduzir esse debate com equilíbrio, respeitando o Regimento Interno e o Colégio de Líderes.

Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Casa

O projeto escolhido para ter a urgência votada nesta quarta-feira prevê anistia ampla a todos os crimes vinculados a manifestações ocorridas a partir de outubro de 2022. O texto de Crivella também perdoa multas aplicadas pela Justiça Eleitoral.

“Ficam anistiados todos os que participaram de manifestações com motivação política e/ou eleitoral, ou as apoiaram, por quaisquer meios, inclusive contribuições, doações, apoio logístico ou prestação de serviços e publicações em mídias sociais e plataformas, entre o dia 30 de outubro de 2022 e o dia de entrada em vigor desta Lei”, diz o texto.

*Com informações da Agência Brasil e do Estadão.

Aline Gomes

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.