O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados por tentativa de golpe de Estado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou nesta terça-feira (2). Os réus compõem o chamado “núcleo crucial” da trama golpista.
Segundo a denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) com base em investigação da Polícia Federal, o objetivo do grupo era manter Bolsonaro no poder mesmo após a derrota nas eleições de 2022.
Marcado para ser finalizado no próximo dia 12, na oitava sessão, o julgamento repercutiu na imprensa internacional, entre parlamentares da oposição e também foi acompanhado por apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A reportagem do Folha Vitória perguntou à bancada federal capixaba o que eles pensam sobre o julgamento da ação penal.
Dos 13 representantes do Espírito Santo no Congresso, não responderam os deputados federais Amaro Neto (Republicanos), Dr. Victor Linhalis (Podemos), Gilson Daniel (Podemos), Paulo Folletto (PSB) e o senador Marcos do Val (Podemos).
Veja o que pensam sobre o julgamento os parlamentares do ES:
Senador Fabiano Contarato (PT)
“Conspirar contra a Constituição, atacar as instituições e incitar a ruptura da ordem democrática são crimes gravíssimos. Quem tentou destruir o Estado de Direito deve ser responsabilizado, com respeito ao contraditório, mas com a firmeza que a democracia exige.
Este é um momento histórico para o Brasil. Um marco da nossa República contra a impunidade.”
Senador Magno Malta (PL)
“Neste 2 de setembro de 2025, o Brasil assiste ao início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Um julgamento sem crime, um processo sem fundamento jurídico legítimo, um teatro político que revela a face mais sombria da perseguição. Este dia ficará marcado na história como o dia da vergonha.
O que está em jogo não é apenas o destino de um homem, mas o futuro da nossa democracia. A ‘caçada a Bolsonaro’ se tornou o símbolo do abuso de poder de um Estado usado para calar quem ousa enfrentar o sistema.”
Deputado Da Vitória (PP)
“Assim como todo brasileiro, Bolsonaro tem o direito de ter um julgamento isento e justo. As decisões no decorrer do processo, infelizmente, caminharam para uma antecipação da sentença.
Apesar disso, torço para que a Justiça prevaleça e para que as provas do processo sejam examinadas com imparcialidade.”
Deputado Evair de Melo (PP)
“O que está em curso não é um julgamento legítimo, mas sim uma inquisição moderna, marcada por perseguição política, censura e abuso de poder. O STF extrapola todos os limites institucionais, transformando o processo em algo ilegítimo e sem validade.
Trata-se de um julgamento de exceção, com motivações ideológicas claras, que busca calar opositores e intimidar a sociedade. Nós estaremos atentos e vamos reagir.”
Deputado Gilvan da Federal (PL)
“No dia 2 de setembro começa a maior farsa de um julgamento no STF, uma verdadeira perseguição implacável ao maior líder da direita no Brasil, Jair Messias Bolsonaro. Alexandre de Moraes já tem a sentença de sua vingança desde o início.
Lutaremos por justiça na Câmara dos Deputados, por isso vamos lutar por anistia.”
Deputado Helder Salomão (PT)
“Minha expectativa é que tenhamos um julgamento justo! Por isso, espero que Bolsonaro e seus principais colaboradores sejam condenados pelos crimes que cometeram contra o povo e contra a democracia.
Não pode haver anistia para quem planejou um golpe de estado. Este será um julgamento histórico para o Brasil e para o mundo.”
Deputada Jack Rocha (PT)
“Bolsonaro responde a cinco crimes que atentam contra a democracia e exigem resposta firme da Justiça: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
Não se trata apenas de responsabilizar um ex-presidente, mas de afirmar que no Brasil ninguém está acima da lei e que a democracia será sempre defendida.”
Deputado Messias Donato (Republicanos)
“Nos crimes imputados a Jair Bolsonaro não há corrupção, desvio de dinheiro público, e todas as demais acusações se dissolveram com a verdade. Como disse o descondenado, tudo depende da narrativa.
Hoje assistimos ao melhor presidente da história do Brasil, um homem honesto, honrado e patriota, sendo linchado em praça pública. É lamentável! Porém, somos sementes de Bolsonaro: podem até tentar condená-lo, mas o Brasil acordou e certamente dará o troco em 2026.”