A cidade de Viana, que está com inscrições abertas para concurso público até esta quinta-feira (8), deverá ter uma nova seleção para a Guarda Municipal ainda neste ano. O anúncio é do prefeito da cidade, Wanderson Bueno (Podemos), e o edital deve ser publicado no segundo semestre de 2026.
“É bem provável que a gente faça esse anúncio do edital para a Guarda Municipal no segundo semestre”, afirmou o gestor durante entrevista à colunista do Folha Vitória Fabi Tostes para o Cidades e Desafios, série de conversas com os prefeitos da Grande Vitória sobre as entregas desde o início dos mandatos e o que ainda está por vir.
Outro edital que será aberto ainda neste ano, segundo Wanderson, é voltado para o desenvolvimento do turismo no município. O objetivo é tirar do papel a promessa de criar um polo de cervejarias artesanais em Viana, que será organizado na área que compreende a estrada de Baía Nova e comunidades vizinhas, como Pedra da Mulata.
“Esse ano, nós vamos abrir o edital para podermos fazer o fomento das primeiras cervejarias que não estão em Viana, mas que querem ir para Viana. […] Vamos publicar e vamos deixar claro quais serão os incentivos que nós daremos.”
Conforme o prefeito, a meta é acompanhar o que tem sido feito no Espírito Santo que, como um todo, tem focado no turismo para lidar com os impactos da reforma tributária. Além disso, ele defende que investir em melhorias para o setor também proporciona mais qualidade de vida para os moradores.
“Eu sempre defendo isso, porque a gente sabe que qualquer destino turístico no Brasil ou fora do Brasil tem indicadores que nos fazem lembrar da segurança, comodidade, transporte, boa alimentação, espaço instagramável. Então, a gente vê que existe uma boa condição de vida, de estrutura. Se é bom para o turista, é excelente para quem vive.”

A seguir, confira os principais anúncios e projetos do prefeito de Viana para este ano.
Infraestrutura
Para solucionar um problema persistente na cidade de Viana, principalmente nos bairros Marcílio de Noronha e Santo Agostinho, que são os alagamentos, Wanderson Bueno afirmou que duas obras de macrodrenagem e prevenção de enchentes serão iniciadas logo após o carnaval.
O prazo para as duas intervenções, contratadas pelo governo do Estado e com ordens de serviço dadas em dezembro do ano passado, é de 18 meses. Ou seja, devem ser finalizadas em meados de 2027.
O prefeito explicou como serão as obras. Em Marcílio de Noronha, o modelo é não destrutivo: “Teremos ali o sistema de tunnel liner (método de construção de túneis subterrâneos sem abrir valas na superfície). Então, serão dois túneis feitos na entrada de Marcílio de Noronha até o Rio Formate. Isso dá um pouco mais de um quilômetro de distância e eles serão feitos por baixo da rodovia. Ou seja, nós vamos ter o fluxo viário por cima quase normal.”
Já no bairro Santo Agostinho, serão feitos dique e galeria com a estação de bombeamento.
Desenvolvimento
Outro anúncio feito pelo prefeito foi o da criação de uma nova “área de desenvolvimento” na cidade. Segundo Wanderson, conforme decreto publicado em dezembro, foi aprovado o loteamento de quase 2 milhões de metros quadrados no parque industrial de Viana para gerar investimentos – é o Via Brasil Park.
“O terreno começa em Viana e faz divisa com Vila Velha. Então, é uma região grande onde a gente entende que vai haver um grande desenvolvimento econômico voltado para estes dois setores, tanto industrial como para logística.”