
A vice-prefeita de Guarapari, Tatiana Perim (Republicanos), anunciou nesta segunda-feira (24) que pediu exoneração do cargo de secretária de Assistência Social do município porque não pode mais “compactuar com decisões que sempre nortearam” sua vida pública e trajetória pessoal.
“Entrei (na gestão municipal) acreditando que poderíamos conduzir Guarapari com responsabilidade, diálogo e foco no bem comum. Porém, ao longo deste primeiro ano, tornou-se claro que aquilo que defendemos na campanha não se concretizou dentro da administração”, diz Tatiana Perim.
Em publicação feita nas redes sociais, a vice-prefeita afirma que o atual governo municipal segue uma lógica que não corresponde aos valores dela e nem às expectativas da população que votou na chapa encabeçada por Rodrigo Borges (Republicanos) nas eleições do ano passado.
A condução atual do governo segue uma lógica que não corresponde aos valores que represento nem às expectativas da população que confiou no nosso discurso. Não posso compactuar com decisões que se distanciam dos princípios que sempre nortearam minha vida pública e minha trajetória pessoal.”
Tatiana Perim, vice-prefeita de Guarapari
Tatiana Perim ainda acrescenta na “Carta Aberta” postada nas redes sociais: “Em respeito a quem confia em mim, aos cidadãos e cidadãs de Guarapari, à minha família e às futuras gerações, não faço mais parte deste projeto. Mesmo de longe, mantenho respeito pelo prefeito atual, mas até por lealdade ao futuro dele, prefiro sair da gestão.”
Apesar do tom de rompimento, ela apresentou exoneração apenas do cargo de secretária. Ela segue ocupando a função de vice-prefeita da Cidade Saúde para, segundo escreveu, honrar o mandato popular que recebeu.
“Continuarei atuando em defesa de uma cidade mais justa, humana e preparada para oferecer oportunidades reais a todos”, concluiu.
“Pasta complexa”
À reportagem do Folha Vitória, o prefeito Rodrigo Borges disse que a vice falou para ele, dias atrás, sobre suas discordâncias. “Coisas administrativas que fizemos que foram importantes para manter índices, como despesas com pessoal… A cidade foi herdada com problemas.”
Segundo o gestor, a pasta de assistência social é complexa e tem muitos desafios. Para Borges, como Perim veio da iniciativa privada, talvez ela espere resultados mais rápidos do que é possível se ter em um governo municipal.
“Ela fez um bom trabalho e o que ela fez vai dar bons frutos. Ela pediu para sair e eu respeito, a admiro. Ela é uma empreendedora, também dedicada a movimentos sociais e tem um futuro político pela frente. Desejo tudo de melhor.”
Na prefeitura, Borges disse que tudo segue normal. “Se for preciso ela me substituir, vai fazer com excelência, porque é uma boa profissional.”
Substituição
Como a saída de Tatiana Perim da secretaria foi oficializada nesta segunda-feira, o prefeito disse que ainda não sabe como ficará o comando da pasta. Até que ele se decida, assume o cargo de Secretária de Assistência Social de Guarapari a subsecretária, Jociléia Marques.
Rodrigo Borges disse que Jociléia é uma “técnica efetiva muito competente” e vai ficar à frente da pasta por enquanto. Ele disse que ela pode seguir no cargo após deliberação.