Jair Bolsonaro deixa hospital após procedimento em Brasília
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O que estão compartilhando: que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria reagido à prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2018, dizendo “a Papuda lhe espera”. O post faz uma comparação com a reação de Lula à prisão de Bolsonaro.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. Bolsonaro gravou um vídeo dizendo “a Papuda lhe espera” em 11 de abril de 2017, após a publicação de uma reportagem do Estadão sobre uma lista de políticos investigados na Operação Lava Jato. O ex-presidente se referia à deputada Maria do Rosário (PT-RS). Já a reação de Lula mostrada no post é real: ele disse que “todo mundo sabe” o que o ex-presidente fez para ser preso.

Saiba mais: O vídeo em que Bolsonaro aparece rindo em seu próprio gabinete e afirmando que “a Papuda lhe espera” não é novo. O conteúdo voltou a viralizar em agosto deste ano, após ele ter a prisão domiciliar decretada.

Estadão mostrou a origem do meme, que passou a ser usado contra o próprio autor. Condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente deve cumprir a pena na Papuda, um complexo penitenciário no Distrito Federal.

Verifica procurou o autor do post que viralizou neste domingo comparando as duas reações, mas não recebeu resposta até a publicação deste texto.

Vídeo de Bolsonaro é de 2017 e se referia a Maria do Rosário

O vídeo de Bolsonaro é um trecho da publicação que ele fez no Facebook em 11 de abril de 2017. Naquele dia, o Estadão publicou um furo de reportagem que ficou conhecido como “lista de Fachin”.

A reportagem mostrava uma lista de investigados em 83 inquéritos sob a responsabilidade do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator da Operação Lava Jato na Corte. Dos 108 investigados, havia oito ministros do governo de Michel Temer (MDB), 24 senadores, 39 deputados, três governadores e um ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), além dos então presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira.

No vídeo original, Bolsonaro ironiza o fato de não aparecer na lista: “Pô, não tô de novo, que decepção para a esquerda do Brasil. A petralhada vai chorar a noite toda hoje”. Em seguida, ele completa dizendo que estão listados dois deputados petistas: Carlos Zarattini (PT-SP) e Maria do Rosário.

Bolsonaro continua: “Mas o que é isso, Maria do Rosário? A Papuda lhe espera. Boa estadia lá, valeu? Um forte abraço”. O vídeo se encerra com o deputado gargalhando e dando socos na mesa. Ao fundo, há uma faixa com o rosto do parlamentar junto com a bandeira do Brasil e, na parede, quadros com fotografias dos presidentes da ditadura militar brasileira.

‘A Papuda lhe espera’, diz Bolsonaro em vídeo de 2017 que volta a circular nas redes sociais

Comentário de Lula foi feito no domingo

O trecho da fala de Lula usada no vídeo realmente mostra a reação do atual presidente à prisão preventiva de Bolsonaro neste sábado, 22. Lula foi questionado por jornalistas sobre o episódio após participar da reunião de Cúpula do G-20, em Johannesburgo, na África do Sul, neste domingo.

Sem citar Bolsonaro, ele disse que não comenta decisões da Suprema Corte. “A Justiça tomou uma decisão. Ele foi julgado, ele teve todo direito à presunção de inocência. Foram praticamente dois anos e meio de investigação, de delação, de julgamento. Ou seja, então a Justiça decidiu, tá decidido. Ele vai cumprir com a pena que a Justiça determinou e todo mundo sabe o que ele fez. Então, eu não tenho mais comentário a fazer”, disse.