O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), afirmou que vai deixar o cargo em abril do ano que vem. O objetivo é concorrer a uma vaga no Senado nas eleições de 2026, mas o gestor ressaltou que de qualquer forma vai renunciar “para a vice (Shymenne de Castro)
assumir”.
“Vou renunciar em abril para a vice assumir, mesmo que eu não seja candidato… mas você sabe que eu vou ser”, disse o prefeito nesta quarta-feira (24) à reportagem.
Comprometido a “trabalhar” pelo governador Renato Casagrande (PSB) – que também será candidato a senador – e pelo vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) – que vai disputar o comando do Estado -, Euclério disse que seguirá alinhado ao projeto, mesmo que não integre a chapa dos aliados.
“Eu vou estar sempre alinhado com o governador. Vou trabalhar para os dois. Independentemente do partido, eu tenho que cumprir.”
Outros aliados de Casagrande já demonstraram interesse em compor a chapa para disputar a segunda vaga disponível no Senado pelo grupo. Aliás, a disputa às vagas na Casa Alta já tem 14 nomes cotados no Estado, como mostrou a coluna De Olho no Poder.
O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), inclusive, era um pré-candidato ao Senado, mas retirou o nome da disputa para apoiar Euclério.
Troca de partido
A possibilidade de trocar de partido também foi confirmada por Euclério. Atualmente filiado ao MDB, ele disse que não quer “ter problema com a Rose (de Freitas)”.
A ex-senadora, correligionária do prefeito, disse à coluna De Olho no Poder que pretende voltar a ocupar uma cadeira no Senado e demonstrou surpresa com a pré-candidatura de Euclério.
O chefe do Executivo municipal afirmou estar disposto a trocar de legenda para viabilizar a disputa, desde que a nova casa apoie Casagrande e Ferraço no pleito. Segundo Euclério, três partidos já fizeram o convite para a filiação: Podemos, União Brasil e mais um que ainda não foi revelado.