Os servidores da Serra deverão ter um plano de cargos e salários neste ano de 2026. Segundo o prefeito da cidade, Weverson Meireles (PDT), a medida vai potencializar a valorização dos “parceiros” que colaboram para o desenvolvimento e melhoria do município.

“Nós teremos plano de cargos e salários para categorias. Já está em discussão, agora nesse ano de 2026. Nós vamos chamar essas categorias à mesa, porque elas também vão contribuir na elaboração desse plano de cargos e salários.”

Além disso, a prefeitura também estuda, ao longo do primeiro trimestre de 2026, reajustes salariais que devem ser implementados até o fim do ano. As afirmações do gestor se deram durante entrevista à colunista do Folha Vitória Fabi Tostes para o Cidades e Desafios, série de conversas com os prefeitos da Grande Vitória sobre as entregas realizadas e o que ainda está por vir.

Ainda sobre as mudanças na administração serrana, Weverson afirmou que, até o fim de março, deve finalizar a reestruturação de algumas secretarias. A pasta de Direitos Humanos vai se fundir com a de Políticas Públicas para as Mulheres; já a de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com a de Desenvolvimento Urbano, tornando-se a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável.

“Nós vamos reduzir o número de secretários e vamos reduzir o número de cargos comissionados com essa reforma administrativa”, afirma o gestor.

Ao mesmo tempo, a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo será desmembrada em duas: uma voltada exclusivamente para as políticas públicas da cultura e do turismo; e outra, para lazer e esporte.

Fabi Tostes entrevista o prefeito Weverson Meireles.
Fabi Tostes entrevista o prefeito Weverson Meireles. Foto: Dyhego Salazar/Folha Vitória

A seguir, confira os principais anúncios e projetos do prefeito da Serra para este ano.

Segurança

Para aumentar a segurança na Serra, o prefeito afirmou que, até o fim do ano, a cidade, que agora conta com 320 câmeras de videomonitoramento, terá mais de 1 mil equipamentos, além da inauguração de uma nova sala voltada ao acompanhamento dos vídeos.

Além disso, será finalizada a nomeação dos aprovados no concurso público da Guarda Municipal. “Este investimento já mostrou impacto na redução de homicídio de 16,5%, a maior redução da série histórica desde 1996.”

Saúde

Weverson afirmou que, para a saúde, a meta é ter uma cidade 100% coberta pela estratégia da família, com acompanhamentos a domicílio. Os investimentos também são dedicados à construção de cinco novas unidades de saúde.

Para isso, neste primeiro mês de 2026, afirma o prefeito, o terreno para a implementação da Unidade de Saúde de Nova Almeida, no bairro Parque Santa Fé, já foi desapropriado. “Nós vamos ter aquilo que Nova Almeida sempre sonhou: uma unidade de médio porte dando atenção à saúde de toda aquela região.”

Em 2026 também será licitado o novo Centro de Especialidades, localizado na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, em Carapina. “É um investimento de R$ 30 milhões, resultado de um projeto apresentado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.”

Educação

Já a educação terá novidades no próximo dia 13. Na data, tomarão posse 701 novos professores e também será assinado o início das obras do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo (Funpaes). Segundo o prefeito, sete novas creches serão construídas na cidade, e outras três, ampliadas.

No primeiro semestre deste ano também serão inauguradas duas unidades de ensino, nos bairros Jardim Bela Vista e Jardim Tropical. “E nós vamos ter ainda no mês de janeiro a inauguração de duas novas creches, em Planalto Serrano e Enseada de Jacaraípe.”

Julia Camim

Editora de Política

Atuou como repórter de política em jornais do Espírito Santo e fora do Estado. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, é formada no 13º Curso de Jornalismo Econômico do Estadão em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

Atuou como repórter de política em jornais do Espírito Santo e fora do Estado. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, é formada no 13º Curso de Jornalismo Econômico do Estadão em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.