
Fiéis de Cachoeiro de Itapemirim se reuniram na manhã deste sábado (4) para levar seus pets para receber uma bênção especial. A ação fez parte das comemorações do Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e guardião da natureza.
A iniciativa foi promovida pelo padre Evaldo Ferreira e aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro IBC. Além dos tutores, a cerimônia contou com a participação de cachorros, gatos, um peixe e até um coelho.
Segundo o sacerdote, esse foi um momento de render graças a Deus pelos animais que nos auxiliam, nos fazem companhia e nos alegram tanto.
Reunimos diversos adultos e crianças que levaram seus animais para receber a bênção de São Francisco de Assis, para que eles possam continuar levando alegria e bem-estar ao nosso convívio e saúde. Foi um momento de fé e devoção a São Francisco e de reflexão sobre a importância de cuidar da obra da criação. Que Deus possa continuar abençoando todos os animais, que nos tragam sempre muitas alegrias
disse o padre Evaldo Ferreira.

São Francisco é considerado o padroeiro dos animais
São Francisco de Assis possui forte ligação com as matas e com os animais. De acordo com o vigário do Convento da Penha, Frei Paulo Ferreira, São Francisco era um homem da natureza, ele se refugiava sozinho nos bosques e nas montanhas para refletir.
Por esse contato, São Francisco se aproximava de toda a natureza e de todos os animais. Após a criação de um hino, Cântico das Criaturas, ele passa a ser conhecido como patrono dos animais. Na música, ele louva a Deus através das criaturas, chamando-as de irmãos.
Ele entendeu que Deus se faz presente em todas as coisas e através dessas coisas quer ser amado e obedecido. Então o homem é aliado e colaborador de Deus a cuidar de tudo. São Francisco é um exemplo porque se irmanou a todas as criaturas”
Frei Paulo Ferreira, vigário do Convento da Penha
Dia Mundial dos Animais
O Dia de São Francisco de Assis, em 4 de outubro, também passou a ser considerado o Dia Mundial dos Animais. A data surgiu em Florença, na Itália, em 1931, quando organizações de proteção aos animais se reuniram para definir um dia de celebração aos direitos dos animais.
O dia foi escolhido justamente em referência ao santo padroeiro dos animais e passou a tratar da conscientização e da importância da proteção aos bichinhos em todo o mundo.