Foto: Acervo pessoal
Foto: Acervo pessoal

Um grupo de 56 fiéis da Primeira Igreja Batista de Jacaraípe, na Serra, transcreveu manualmente uma Bíblia gigante durante o período de oito meses. O livro foi encadernado e possui 60 centímetros de altura, 42 centímetros de largura e 19 quilogramas.

De acordo com a coordenadora do projeto responsável pela produção da Bíblia, Cleia Monteiro – mais conhecida como Cleinha -, de 58 anos, os participantes começaram a transcrever em 2 de fevereiro deste ano e terminaram a escrita em 30 de outubro.

Foto: Acervo pessoal

Foi de Cleinha a ideia de começar a atividade, após ela ser inspirada por publicações nas redes sociais de uma fiel de Goiás, que também realizou o projeto de transcrever a bíblia à mão. Em Goiás, a Bíblia pesava 11kg, tinha 60 centímetros de altura e foi escrita por 39 membros de uma igreja evangélica.

Cleia levou a proposta para o pastor da sua igreja, Walter Aguia, que logo a convidou para formar um grupo de pessoas – chamadas de copistas – para colocarem em prática o projeto.

Cada participante escolheu um livro da Bíblia para copiar em casa, Cleinha, por exemplo, copiou o livro de Gênesis. Em livros muito compridos, como os salmos, foi preciso dividir em partes.

A Bíblia gigante foi copiada em caneta preta, e, caso alguém errasse algo, deveria reescrever a página. O projeto será finalizado oficialmente em 14 de dezembro, no Dia da Bíblia, quando será apresentado à igreja em um culto especial, que contará com a presença da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

Pastor Walter Aguiar e Cleia Monteiro mostram o trabalho. Foto: Acervo pessoal
Ana Piontkowski *

Estagiária

Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiária do Jornal Folha Vitória.

Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiária do Jornal Folha Vitória.