Religião

Governador do ES celebra escolha de novo papa: "sabedoria, equilíbrio e coragem"

Leão XIV foi escolhido após dois dias de conclave no Vaticano

Papa Leão XIV e Renato Casagrande
Foto: Vatican Media/Redes sociais

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), se manifestou sobre a escolha do cardeal Robert Francis Prevost como o novo papa nesta terça-feira (8).

Além de celebrar o resultado do conclave, Casagrande desejou que o novo líder da Igreja Católica seja conduzido com sabedoria para que ele una os povos e fortaleça “os valores do amor, da justiça e da paz”.

Com fé e esperança, celebramos a escolha do novo papa, Leão XIV, Robert Francis Prevost. Que o Espírito Santo o conduza com sabedoria, equilíbrio e coragem para unir os povos e fortalecer os valores do amor, da justiça e da paz, escreveu Casagrande.

O governo brasileiro também celebrou a definição e desejou que o novo papa trabalhe por “justiça social” e seja um “promotor da paz”.

O novo papa

Leão XIV foi escolhido após dois dias de conclave no Vaticano, em Roma. O anúncio foi realizado por volta de 13h desta tarde, pelo horário de Brasília.

Robert Francis Prevost é o primeiro papa norte-americano. Ele nasceu nos Estados Unidos e era próximo ao papa Francisco, sendo uma personalidade que se destaca por sua experiência internacional.

Até ser escolhido, Prevost ocupava o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, uma posição estratégica que lhe permitiu conhecer profundamente a estrutura da Igreja e participar ativamente na nomeação de bispos ao redor do mundo.

Julia Camim

Editora de Política

Atuou como repórter de política nos veículos Estadão e A Gazeta. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, é formada no 13º Curso de Jornalismo Econômico do Estadão em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

Atuou como repórter de política nos veículos Estadão e A Gazeta. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, é formada no 13º Curso de Jornalismo Econômico do Estadão em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.