A quinta edição do Trombetas e Festas, realizada pela Igreja Cristã Maranata (ICM) no Maanaim de Carapina, na Serra, no dia 29 de novembro, reuniu membros da igreja, autoridades e convidados para reafirmar um anúncio simples e decisivo: Jesus voltará. O encontro, que também foi transmitido para mais de 100 países, confirmou o essencial: é necessário vigiar, servir e se preparar com a serenidade e a esperança que nascem da Palavra.
A mensagem do Trombetas e Festas se sustentou numa convicção objetiva, a de que Deus não surpreende os seus. Ao contrário, Ele avisa, convida, orienta e chama a decisões no tempo certo.

Segundo o Pr. Adaiso Fernandes, membro do Conselho Presbiteral da ICM, a natureza do encontro é pastoral e profética ao mesmo tempo.
Nós estamos vivendo um momento marcante. Mais uma vez, a Igreja traz o evento Trombetas e Festas, e cada evento desse evidencia marcadores proféticos que são dinâmicos e apontam para o grande dia, que é a volta do Senhor Jesus. Maranata significa ‘ora, vem o Senhor Jesus’. E exatamente este é o propósito: trazer à luz eventos que apontam para esse grande dia. Deus não surpreende. Ele se antecipa com informações, com avisos, para que o homem não seja surpreendido. Essa mensagem relacionada à volta do Senhor Jesus está sendo transmitida há aproximadamente dois mil anos, para que o homem possa entender o tempo que está vivendo e tomar posições. É um aviso, é um alerta. A profecia se cumpre a cada instante. E a Igreja está comprometida em fazer este anúncio, em alertar o homem para esse grande momento.
O Trombetas e Festas conectou mensagens bíblicas a um cotidiano que pede lucidez e consolo. “Trombetas” fala de despertar, e “festas”, da alegria prometida.

Segundo o presidente da ICM, Pr. Alexandre Gueiros, é essa esperança que deve sustentar toda a caminhada enquanto se espera a volta do Senhor Jesus:
As festas representam para nós esperança; acendem em nossos corações uma profunda alegria assegurada pela certeza de que breve o Senhor Jesus voltará. E as trombetas anunciam que a grande festa será a volta do Senhor Jesus, quando todos seremos reunidos no céu para celebrar na presença do nosso Deus.
De acordo com o Pr. Amadeu Loureiro Lopes, membro do Conselho Presbiteral da ICM, o anúncio feito por Trombetas e Festas é um conteúdo universal à igreja:
O evento foi criado em torno de festa, e nós vivemos o momento do toque das trombetas, como está no Apocalipse. A mensagem não é da Igreja Cristã Maranata; é universal de toda a igreja, de todos os que conhecem e amam a Bíblia e estão vivendo essa grande expectativa descrita como o momento da igreja, o momento do breve.
Como explica o coordenador da ICM na Europa, Pr. Gerson Beluci, falar de festas em tempos difíceis não é alienação, mas sim despertamento:
Daí a associação das festas com o toque das trombetas. Mas e aquilo que está acontecendo de terrível? Essas coisas terríveis fazem parte de uma profecia para um despertamento. Não é para a nossa destruição, é para, ao ouvir esses sinais espirituais, você se despertar para participar da festa, que é tudo que o Espírito Santo quer.

Alerta que acolhe, não causa medo
O tom do encontro promovido pela Igreja Cristã Maranata foi um contraponto ao ruído dos tempos, um pedido de menos pânico e mais sobriedade. Segundo o Pr. Gilson Sousa, membro do Conselho Presbiteral da ICM, o objetivo pedagógico foi alcançado:
Esse evento marca um momento muito especial de uma mensagem à qual todo mundo pode estar atento, porque se trata de um alerta para o mundo e até para os próprios crentes. Da forma como foi apresentado, mostramos o que é um momento de despertamento com relação a um aspecto bíblico marcante para a igreja: o arrebatamento, a volta do Senhor Jesus. Não é uma questão de catástrofes, nem de apresentar algo espantoso; é algo que nos leva a uma reflexão e a um momento muito especial.
Mensagem antiga, ferramentas modernas
O Trombetas e Festas mais uma vez mostrou que tecnologia é meio, não fim. Ela serve ao anúncio, amplia o alcance e respeita a simplicidade do Evangelho. De acordo com o gerente de Comunicação da ICM, Pr. Josias Júnior, planejamento e inovação caminham juntos para que mais gente ouça e decida:
Esse culto é sempre um marco. O Trombetas e Festas se apresenta quase como o ápice do planejamento da igreja ao longo do ano e resume o papel da igreja: anunciar o evangelho a toda criatura. Usamos os recursos que a tecnologia permite: estamos transmitindo em 10 idiomas, cobrindo cerca de 90% do planeta, e ampliaremos para outros idiomas e dialetos. Utilizamos inteligência artificial para gerar e entregar com rapidez, distribuindo por streaming, TV aberta, TV a cabo e satélite, para que o conteúdo chegue ao maior número possível de pessoas e, diante dessa verdade transmitida, elas tomem uma decisão.
Fé que transborda em serviço
A presença de autoridades na quinta edição do Trombetas e Festas foi um reconhecimento da importância não só espiritual, mas principalmente social da Igreja Cristã Maranata. Segundo o governador do estado, Renato Casagrande, há uma complementaridade virtuosa entre a igreja e o poder público.
“O trabalho na área de saúde, assistência social e meio ambiente fortalece muito aquilo que a gente faz no governo. O ato de governar é também da sociedade, e a Igreja Maranata ajuda muito a gente.”
De acordo com o prefeito da Serra, Weverson Meireles, o Trombetas e Festas fecha um ciclo de cooperação com o município:
“Esta é uma bênção na história da nossa cidade da Serra. A Maranata é, de fato, uma igreja de portas abertas também para assistência social. E ter o Trombetas e Festas na cidade em 2025 significa coroar este ano abençoado da relação entre a prefeitura da Serra e Igreja Maranata.”
Para o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a parceria do município com a igreja tem efeitos concretos e permanentes:
“A Igreja Cristã Maranata é fundamental para a nossa cidade. Temos várias ações conjuntas no Maanaim da Rodoviária, evangelizando, salvando vidas, gerando oportunidades. É foi no Espírito Santo que tudo começou, por isso a importância dessas ações integradas com a Maranata.”

O essencial permanece
No fim, o que deu norte à mensagem da quinta edição do Trombetas e Festas foi que o alerta que o evento fez não para aterrorizar, mas para consolar e orientar quem precisa de rumo, Afinal de contas, como afirmou o Pr. Gerson Beluci, Deus tem o seu limite, e vai chegar um momento em que os sinais cessarão.
Deus vai dizer ‘basta, toca a última trombeta. O meu povo vai subir, e o mundo vai ficar”. É muito sério.