"Batismo dos 100"

Megabatismo: igreja vai batizar 100 pessoas em praia de Vitória

Celebração é considerada inédita no Espírito Santo e será na manhã deste sábado (17), na praia da praça do Iate Clube

(Foto: Reprodução/Igreja Batista Atitude)
(Foto: Reprodução/Igreja Batista Atitude)

Uma prática das igrejas cristãs é o batismo, quando um fiel é mergulhado em águas, simbolizando uma manifestação pública de aceitação a Jesus. Esse ato normalmente é feito nos chamados batistérios, espaços físicos dentro das igrejas, ou em piscinas, rios, lagoas e praias.

Não há número mínimo ou máximo de pessoas para se batizarem em cada celebração, mas normalmente são grupos de 10, 20 ou até 50 pessoas, quando a igreja é de grande porte.

No entanto, neste sábado (17), uma igreja em Vitória vai realizar um “megabatismo“, descendo às águas de uma praia na Capital ao todo 100 pessoas.

Leia também:

Show infantil “3 Palavrinhas” chega a Vitória com turnê especial de 10 anos

Chapot-Prévost: rua em bairro nobre de Vitória tem ligação com o papa Leão XIV?

Bebês reborn viram febre e dividem opiniões: hobby, afeto ou exagero?

O feito será da Igreja Batista Atitude e é considerado inédito pela comunidade religiosa, que fica localizada nas proximidades no antigo Aeroporto de Vitória.

A cerimônia religiosa, chamada de Batismo dos 100, será às 8h, na praia da Praça do Iate Clube, na capital. O evento promete reunir mil pessoas, entre fiéis e moradores, segundo o pastor Bruno Caetano, líder da Atitude.

Pastor Bruno Caetano, da Igreja Batista Atitude
Pastor Bruno Caetano, da Igreja Batista Atitude. Foto: Reprodução/Instagram

Fizemos uma campanha para o batismo, para quem sentisse o desejo no coração de se batizar, que colocasse o nome em um grande painel na igreja. Deus agiu! Mais do que um ato simbólico, é uma declaração pública de fé que ecoa no céu e na terra, afirma o pastor Bruno Caetano, líder da igreja e responsável pelo evento.

Como será o batismo

Segundo o líder religioso, esse será o único batismo com 100 pessoas já realizado em uma praia do Estado.

A igreja, que costuma realizar batismos com cerca de 50 pessoas em sua sede — onde possui uma piscina ao lado externo do templo —, promove anualmente um batismo “extraordinário” em espaço aberto.

A escolha da praia, diz ele, é simbólica: “É um momento externo para celebrar essas novas vidas em um lugar marcante da cidade”.

Quem pode se batizar?

(Foto: Reprodução/Igreja Batista Atitude)

O pastor Bruno Caetano explica que, para participar do batismo, é necessário que o fiel reconheça sua condição de pecador, se arrependa, entregue sua vida a Jesus Cristo e conclua um curso preparatório.

A igreja só batiza pessoas que fazem parte da sua comunidade, mesmo que ainda não sejam membros oficiais.

A idade mínima para o batismo é de 9 anos e, assim como os adultos, as crianças devem cumprir todas as etapas, incluindo o curso e aprovação pastoral.

Ainda dá tempo de participar?

Mesmo com o “megabatismo” marcado para este sábado, a igreja destaca que ainda é possível se inscrever.

Os interessados devem acessar o link disponível na bio do Instagram da igreja (@atitudevitoria) ou entrar em contato pelo telefone (27) 3020-3646. A inscrição é condicionada à realização do curso preparatório até sábado.

Estrutura, segurança e acessibilidade
(Foto: Reprodução/Igreja Batista Atitude)

O batismo acontecerá em área pública da praia, devidamente sinalizada, e a expectativa é de um grande público. “Devemos reunir entre 600 e 700 pessoas, podendo chegar a mil”, prevê o pastor Bruno.

A organização contará com apoio das forças de segurança pública e estrutura de primeiros socorros. “O Ministério de Saúde da igreja vai estar presente com médicos, enfermeiros e equipamentos necessários para qualquer eventualidade”, garante o pastor.

Na lista de batizados estão pessoas com deficiência, incluindo cadeirantes, que terão apoio adequado. “Temos uma cadeira apropriada. Todos terão o mesmo direito de vivenciar esse momento.”

Kayra Miranda, repórter do Folha Vitória
Kayra Miranda

Repórter

Jornalista pelo Centro Universitário Faesa.

Jornalista pelo Centro Universitário Faesa.