Miguel Messias Alves de Faria, de apenas 10 anos, conhecido como Mini Padre, conquistou as redes sociais ao celebrar missas de maneira didática e surpreendente. Nos vídeos, Miguel se posiciona próximo a imagem de Nossa Senhora Aparecida e uma vela, iniciando sempre com a saudação:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!.

Miguel

Em entrevista ao Folha Vitória, a mãe de Miguel, Rita Maria Alves, revela que a paixão dele pela fé começou muito cedo. O pequeno demonstra interesse por tema desde os três anos, quando assistia missas na televisão e acompanhava rituais religiosos em casa.

Desde muito pequeno ele ficava debaixo do pé de coqueiro rezando e brincando de celebrar missa na nossa casa.

Rita Maria, mãe de Miguel
Foto: Arquivo Pessoal

A primeira gravação oficial do mini padre aconteceu no início de 2024, quando ele gravou um vídeo fazendo uma oração. Desde então, ele produz o próprio conteúdo, improvisando o roteiro totalmente sozinho.

Miguel frequenta a Paróquia Sagrada Família, em Córrego Fundo, Minas Gerais, e já expressou que deseja ser padre quando crescer.

Reza, evangeliza e inspira

Foto: Reprodução Redes Sociais

Nos vídeos, Miguel lê passagens do Evangelho, faz orações como o Pai Nosso, a Ave Maria e a Oração de São Miguel, e compartilha mensagens de fé com seus seguidores. O mini padre se inspira no Frei Gilson, figura religiosa que admira e acompanha de perto.

Com a supervisão da família para gravar e gerenciar o conteúdo, o vídeo de Miguel celebrando uma missa, alcançou cerca de 4,2 milhões de visualizações de 700 mil curtidas. Segundo a mãe, o roteiro dos vídeos é ele mesmo quem faz.

Ele mesmo que fala, o roteiro inteiro vem do pensamento dele. Nós sempre ajudamos a gravar os vídeos e cuidamos da conta dele. É muito emocionante ver tanta gente tocada pelas palavras do Miguel. Recebemos mensagens de fiéis e padres. Ele continua mantendo a rotina de escola, brincadeiras e orações.”

Miguel compartilhou alguns detalhes de sua rotina e inspirações:

O que mais gosto na missa é ler o Evangelho. Eu me sinto muito realizado ao evangelizar. Se Deus quiser, quero ser padre de verdade. Quando não estou gravando vídeos, gosto de brincar e estudar. Meu santo preferido é Padre Pio de Pietrilcina. Rezo todos os dias pelo mundo e pela minha família.

Miguel

Ele ainda deixou uma mensagem para as crianças: “Crianças, procurem Jesus enquanto há tempo”.

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025. Atualmente atua como Produtor dos Jornais Cidade Alerta ES e do Jornal da TV Vitória e Repórter no Jornal Online Folha Vitória.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025. Atualmente atua como Produtor dos Jornais Cidade Alerta ES e do Jornal da TV Vitória e Repórter no Jornal Online Folha Vitória.