Uma mulher, que ainda não foi identificada, invadiu a Igreja Santa Rita de Cássia, na Praia do Canto, em Vitória, danificou três imagens sacras e jogou a Bíblia no chão, na tarde desta quinta-feira (11).

A paróquia foi fechada e vai passar por perícia. Velas e alguns objetos também foram vandalizados. Segundo relato de um funcionário, a mulher entrou normalmente na igreja e, de repente, começou a derrubar os itens que via pela frente.

Imagens de Santa Rita, São José e Nossa Senhora de Fátima foram vandalizadas. Foto: Reprodução/Leitor

A princípio, a suspeita não frequentava a igreja e não foi reconhecida por nenhuma das testemunhas.

Uma imagem de Santa Rita e uma de São José foram quebradas. Uma imagem de Nossa Senhora de Fátima também foi derrubada, mas não quebrou porque era de madeira. A pintura dela pode ter sido danificada.

Igreja Santa Rita de Cássia na Praia do Canto. Foto: Enzo Bicalho Assis/Folha Vitória

Funcionários e fiéis estavam no templo no momento do crime. Uma mulher que estava rezando saiu muito abalada do local.

Nesta quinta, a igreja não tinha missa nem outras programações e os padres estão de folga.

Igreja está fechada para realização de perícia

A Arquidiocese de Vitória confirmou o vandalismo e informou que o arcebispo de Vitória, dom Ângelo Mezzari, está acompanhando e orientando os procedimentos. O boletim de ocorrência foi feito e a igreja ficará fechada até que seja feita a perícia.

Fiéis rezam em frente à Igreja Santa Rita de Cássia após vandalismo. Foto: Enzo Bicalho Assis/Folha Vitória

“Enquanto não acontecer a perícia, as celebrações serão no salão paroquial e após a perícia, a igreja será reaberta. Não houve agressões às pessoas que trabalham no local”, informou a Arquidiocese.

A Guarda Civil Municipal de Vitória informou que equipes realizam buscas pela região, mas ninguém foi localizado até o momento.

A Polícia Militar e a Civil também foram acionadas.

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.