O papa Leão XIV completa neste domingo (14) 70 anos de idade e comemorou a data em meio a milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano. Após a oração do Angelus, o pontífice agradeceu pelas mensagens e pelas homenagens recebidas.
Meus queridos, parece que vocês sabem que hoje completo 70 anos. Agradeço ao Senhor, agradeço aos meus pais e agradeço a todos aqueles que se lembraram de mim em oração.
Papa Leão XIV
Enquanto falava, uma banda entoava a tradicional canção “Parabéns a Você” nas ruas próximas à praça, reforçando o clima festivo.Nascido em Chicago, em 14 de setembro de 1955, Leão XIV celebra seu primeiro aniversário como líder da Igreja Católica.
Veja como foi:
A celebração atraiu milhares de pessoas ao Vaticano. Entre elas, destacou-se a comunidade peruana em Roma, que organizou uma grande homenagem ao pontífice. O papa possui também a nacionalidade peruana, adquirida após anos de missão no país, onde atuou como bispo.
Após o Angelus, Leão XIV saudou diversas entidades presentes, incluindo membros da associação religiosa Jesús Nazareno Cautivo de Monsefú, formada por peruanos residentes em Roma.
Além dos fiéis, lideranças políticas e eclesiásticas italianas enviaram votos de felicitação. O presidente da Itália, Sergio Mattarella, destacou em carta o papel do papa em favor da paz.
Ele agradeceu especialmente pelo “enérgico apelo” de Leão XIV por uma “paz desarmada e desarmadora”, proferido desde sua eleição, em 8 de maio. “Nos últimos anos, tem havido um medo crescente de que o mundo esteja descendo uma ladeira perigosa, impulsionada por uma lógica generalizada de dominação e cada vez mais marcada por conflitos dolorosos”, escreveu Mattarella.