Religião

Romaria das Mães celebra 69 anos neste sábado no Convento da Penha

Para celebrar a ocasião, os filhos estão convidados a presentear as mães durante o momento de oração, em Vila Velha

Romaria das Mães no Convento da Penha
Romaria das Mães no Convento da Penha. Foto: Convento da Penha/Divulgação

A tradicional Romaria das Mães chegará à sua 69ª edição neste sábado (10), no Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha, véspera do Dia das Mães.

A subida acontecerá no início da tarde, a partir do portão do Convento. No Campinho, às 14h, haverá animação e acolhida das mães. Já às 15h terá início a santa missa, presidida pelo frei Paulo César Ferreira, vigário do Convento.

LEIA TAMBÉM:

Romaria das Mães terá surpresas para os fiéis

Para celebrar a ocasião, a organização prepara algumas surpresas para os fiéis, e os filhos estão convidados para presentear as mães durante o momento de oração.

Segundo o vigário, haverá também homenagens para mães que já morreram, além da já tradicional intenção de oração.

Todos os dias nós recordamos as nossas mães, às vezes aquelas que estão distantes e que não vemos há algum tempo, mas também aquelas que nos precederam, nos anteciparam no céu. Especialmente aqui no Convento, muitos filhos vêm para rezar pelas mães, avós, tias que já partiram. Aqui, todos sentem o consolo de Deus, o conforto de colo de mãe. Portanto, participar desta romaria das mães é recordar, a vida das nossas mães já falecidas, disse.

Guardião do Convento destaca tradição e alegria

De acordo com o frei Gabriel Dellandrea, guardião do Convento, a Romaria das Mães mantém uma tradição e uma alegria especial.

“Ao longo do tempo, as mães tornam esse dia mais bonito e mais tradicional. Cultivam a memória de comprar flores ou presentes para o dia dedicado a elas e fazem questão de subir ao Convento para agradecer a Mãe da Penha”, afirma.

Para Maria José Quintaes, uma das organizadoras da Romaria das Mães, a tradição de levar flores está mantida e ao final haverá uma surpresa para as mães.

“A romaria começou com uma tradição das mulheres que cultivavam flores – a maioria do interior do Estado –, traziam essas flores para oferecer à Nossa Senhora da Penha. Nós mantivemos esse costume e até hoje acolhemos as mulheres que trazem flores e no final além da bênção tem uma surpresa”, destaca.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.