A escolha do novo papa nesta quinta-feira (8) repercutiu entre os políticos do Espírito Santo. Robert Francis Prevost, de 69 anos, o Leão XIV, é o primeiro pontífice norte-americano e foi escolhido após dois dias de conclave no Vaticano, em Roma.
O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), disse que a Igreja Católica “inicia um novo capítulo” sob a liderança do estadunidense.
“Que sua abençoada missão seja guiada pela sabedoria divina, com fé, esperança e amor, promovendo a paz e o respeito entre todos os povos”, escreveu.
Para Ferraço, é um novo tempo de esperança não só para a instituição, mas para todo o mundo. “Que Deus o ilumine e abençoe em sua jornada”, desejou o vice.
O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado Marcelo Santos (União), também deu as boas-vindas ao novo papa e disse que o primeiro discurso de Leão XIV tocou corações ao redor do mundo com mensagens “missionárias e humanas”.
LEIA TAMBÉM:
- Catedral de Vitória toca sinos para celebrar novo papa e terá missa especial
- No primeiro discurso, Leão XIV pede “paz desarmada” e ajuda para “construir pontes”
- Governador do ES celebra escolha de novo papa: “sabedoria, equilíbrio e coragem”
“Que neste novo tempo, a fé não falte, a coragem se mantenha, e o amor transborde entre as pessoas”, afirmou o chefe do Legislativo estadual.
O prefeito da Capital capixaba, Lorenzo Pazolini (Republicanos), recebeu a notícia da escolha do novo papa “com alegria e esperança”.
“Que seu pontificado seja guiado pela sabedoria, pela paz e pelo amor ao próximo”, escreveu.
Arnaldinho Borgo (Podemos), chefe do Executivo de Vila Velha, compartilhou o vídeo do momento em que a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina por volta de 13h08, pelo horário de Brasília.
Em seguida, publicou novo vídeo da aparição de Leão XIV e deu as boas-vindas. “Que sua jornada à frente da Igreja Católica seja guiada por sabedoria, fé e amor, unindo os fiéis em todo o mundo. Um novo capítulo se inicia nessa jornada de renovação! Que Deus o abençoe!”, disse Arnaldinho.