Saúde

Agosto Dourado: confira ações de incentivo à amamentação na Grande Vitória

Cariacica, Serra, Vitória e Vila Velha contam com programações especiais para o Agosto Dourado

Leitura: 4 Minutos
Agosto dourado - amamentação
Ações reforçam sobre a importância do aleitamento materno (Imagem: Freepik)

O leite materno, alimento padrão-ouro de qualidade, é essencial para a saúde do bebê e da mãe. Além de contribuir para o desenvolvimento do sistema imunológico e para a prevenção de doenças na criança, a amamentação auxilia na recuperação pós-parto da mulher e na redução das chances de desenvolver câncer e outros quadros de saúde.

O Agosto Dourado é o mês de incentivo à amamentação, que deve ser a única fonte de alimento do bebê até os seis meses e continuar presente até os dois anos de idade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Confira as ações realizadas na Grande Vitória em comemoração ao Agosto Dourado:

Ações do Agosto Dourado

Cariacica

Em Cariacica, as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão promovendo atividades de valorização do aleitamento materno, promovidas por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiras, psicólogas e outros profissionais.

Segundo a Prefeitura de Cariacica, estão sendo organizadas rodas de conversas e palestras, prática de atividades físicas, além de orientações e ações lúdicas para mães e familiares.

A programação está sujeita às mudanças e pode ser conferida no site da Prefeitura.

Serra

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da Serra, diversas Unidades de Saúde do município já iniciaram ou estão se preparando para realizar ações voltadas à amamentação. Entre os eventos, serão realizados miniensaios fotográficos, palestras educativas e orientação sobre aleitamento materno para gestantes e mamães com seus bebês.

Além disso, o Banco de Leite Humano (BLH) municipal, localizado no Hospital Materno Infantil da Serra, também irá realizar ações educativas e de incentivo à doação.

O banco funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h, com agendamento pelo telefone (27) 3500-1500.

Vila Velha

Em Vila Velha, a programação do Agosto dourado terá início na quarta-feira (6), às 14h, com uma roda de conversa para gestantes e mulheres já em fase de amamentação na Unidade de Saúde de Paul.

Na quinta-feira (7) uma capacitação sobre aleitamento materno voltada para os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) será ministrada no auditório do Cemas, das 8h às 11h. Dia 12 de agosto, às 13h30, o auditório da Unidade de Saúde do Ibes recebe uma roda de conversa seguida de uma aula prática de amamentação.

No dia 20, às 14h, a Unidade de Jardim Marilândia promoverá uma palestra com o tema “Priorizemos a amamentação: construindo sistemas de apoio sustentáveis”

As últimas ações acontecem no dia 28, com uma palestra às 10h na Unidade de Praia das Gaivotas e uma roda de conversa com gestantes, às 13h30, na Unidade de Ulisses Guimarães.

Vitória

Em Vitória, as 29 Unidades Básicas de Saúde estão promovendo atividades abertas ao público como rodas de conversa e orientações em sala de espera, destacando a importância da amamentação.

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), ainda deve realizar capacitações profissionais em 15 unidades da cidade.

No dia 29 de agosto, acontece o Seminário Agosto Dourado no Palácio Municipal de Vitória, reunindo profissionais de saúde, gestores, parceiros da rede e população em geral para discutir boas práticas, desafios e estratégias de fortalecimento do aleitamento materno no município.

Aline Gomes

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.