Saúde em Fórum

Alunos do Ensino Médio participam de programa de imersão no mercado de trabalho

Alunos do Ensino Médio exploram carreiras em programa de imersão profissional na Escola Americana de Vitória, ampliando horizontes e habilidades

Leitura: 4 Minutos
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Uma oportunidade de imersão em empresas tem ajudado os alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio a decidirem com mais clareza os rumos de sua futura profissão. Por meio de um programa promovido pela da Escola Americana de Vitória (EAV), os estudantes participaram voluntariamente de uma jornada de aprendizado prático e supervisionado para estimular o autoconhecimento e promover uma visão mais clara sobre suas escolhas profissionais.

Ao longo de uma semana, os estudantes acompanharam a rotina de profissionais de oito empresas da Grande Vitória em áreas como direito, saúde, comunicação, tecnologia, varejo, design e engenharia, explorando possibilidades de carreira e desenvolvendo competências essenciais para o futuro.

“A experiência no Hospital Santa Rita foi incrível e muito proveitosa. Presenciei todo o trabalho com os pacientes e isso me transformou enquanto ser humano. Essa imersão me fez ter certeza absoluta que eu quero cursar Medicina, que é a minha vocação”, conta a aluna Sophia Cavêdo.

“Vivenciar isso de uma maneira bem humanizada, com toda a equipe disposta a nos ensinar, compartilhar dicas valiosas e nos ouvir, foi sensacional”, completa Guilherme Reali, que também participou da imersão no Santa Rita.

Alice Sarcinelli é consultora de saúde da EAV e ressalta que a presença dos alunos em ambientes de saúde, como hospitais e clínicas, vai além da observação técnica. “É uma vivência que estimula o senso de empatia, responsabilidade social e compreensão dos desafios do setor. Iniciativas como essa despertam nos jovens uma consciência mais profunda sobre o papel estratégico da saúde na sociedade e nos negócios”, destaca.

Além disso, Alice considera que ao enxergar a saúde também como campo de gestão, inovação e impacto social, os estudantes começam a entender que cuidar de pessoas envolve também decisões estratégicas e operacionais e isso amplia seu repertório para além da vocação clínica. “Essa integração entre educação e vivência profissional forma cidadãos ainda mais preparados para atuar com excelência e visão crítica no futuro”, acrescenta.

Atividades e Experiências

Com duração de até 5 horas diárias, as atividades foram definidas de acordo com a estrutura de cada instituição parceira. A proposta pedagógica do programa combina observação, desafios relacionados à área de atuação, prática orientada e momentos de reflexão, com foco no desenvolvimento de habilidades como comunicação, pensamento crítico, inteligência emocional e responsabilidade.

Os alunos também realizaram visitas e atividades em grandes empresas, como ArcelorMittal e shopping Vitória. Lá eles conheceram diversas áreas da empresa, com foco em engenharia e inovação, e conseguiram ter uma visão sistêmica de toda a usina.

Oscar Fontes, que participou da imersão no Shopping Vitória, destaca: “Conhecemos várias áreas, como Marketing e Segurança, e foi muito importante para ampliar nosso olhar, ver a dimensão do trabalho feito ali. Um aprendizado que vamos levar para o futuro”.

Aprendizado

Ao final da imersão, os participantes receberam certificados da escola e das instituições parceiras, em uma cerimônia realizada na EAV.

O EAV Professional Experience faz parte da proposta de formação integral da Escola Americana de Vitória, aproximando-os dos desafios profissionais contemporâneos e preparando-os para lidar com as escolhas que impactarão suas jornadas futuras. “É no contato direto com os desafios e as práticas de cada profissão que os alunos desenvolvem maturidade, clareza e repertório para fazer escolhas mais conscientes sobre seus caminhos”, afirma o diretor-geral da EAV, Cristiano Carvalho.

A consultora de inovação da escola e uma das mentoras do programa, Anna Paula Oliveira, reforça: “Queremos que os estudantes saiam dessa experiência com uma compreensão mais clara sobre suas afinidades, talentos e possíveis trajetórias profissionais. É uma oportunidade para desenvolverem habilidades cruciais para enfrentarem os desafios e prosperarem em suas carreiras no futuro”.

Alice Sarcinelli

Dra. Alice Sarcinelli é professora doutora da UFES, empresária e Head de Saúde da Rede Vitória de Comunicação

Dra. Alice Sarcinelli é professora doutora da UFES, empresária e Head de Saúde da Rede Vitória de Comunicação